Familiares das vítimas do Ninho do Urubu emitem carta de repúdio à absolvição dos réus: ‘Impunidade’

Grupo declara que o veredito é ‘uma séria ofensa ao sentimento da sociedade’; juiz Tiago Fernandes de Barros destacou a falta de provas para a condenação.

22/10/2025 14:44

2 min de leitura

Familiares das vítimas do Ninho do Urubu emitem carta de repúdio à absolvição dos réus: ‘Impunidade’
(Imagem de reprodução da internet).

Afavinu repudia decisão do TJ-RJ sobre tragédia no Ninho do Urubu

A Associação dos Familiares de Vítimas do Incêndio do Ninho do Urubu (Afavinu) divulgou uma carta nesta quarta-feira (22) condenando a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) que absolveu todos os réus no processo criminal relacionado à tragédia que resultou na morte de 10 jogadores das categorias de base do Flamengo em 2019. O grupo considera essa decisão “uma grave afronta à memória das vítimas e ao sentimento de toda a sociedade.”

No documento, a Afavinu relembra que os jovens falecidos, adolescentes em formação, dormiam em contêineres improvisados, sem alvará adequado e com indícios de falha elétrica. Além disso, as grades das janelas dificultavam a saída, entre outras condições inseguras. A absolvição dos acusados, segundo a carta, renova o sentimento de impunidade e fragiliza a proteção à vida e à segurança dos menores em entidades esportivas no Brasil.

Busca por justiça e medidas de segurança

A Afavinu afirma que continuará lutando por justiça e espera que a decisão seja revista em instâncias superiores. O grupo também destaca a necessidade de exigir dos órgãos de fiscalização e do poder público a implementação de auditorias frequentes e manutenção preventiva em alojamentos de atletas em todos os clubes do País.

Leia também:

Valor da vida e responsabilidade no esporte

“A vida dos nossos filhos tem um valor irreparável e, em memória aos 10 garotos inocentes, lutaremos por uma Justiça efetiva que proteja as vítimas e não os algozes. Que o amor pelo esporte também seja amor pela segurança e pela memória daqueles meninos que sonhavam em vestir a camisa rubro-negra”, conclui a carta.

Sentença e réus absolvidos

A sentença que absolveu os réus do processo criminal da tragédia no Ninho do Urubu foi publicada na 36ª Vara Criminal da Comarca da Capital, assinada pelo juiz Tiago Fernandes de Barros. O magistrado afirmou que não há demonstração de culpa penal e que não é possível estabelecer causa e efeito entre as condutas dos réus e o ocorrido.

Ao todo, 11 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ). Duas delas, o ex-diretor de base Carlos Noval e o engenheiro Luiz Felipe Pondé, tiveram a denúncia descartada em 2021. O monitor Marcus Vinícius Medeiros também foi absolvido na mesma decisão.

Ex-presidente do Flamengo e processo trabalhista

Eduardo Bandeira de Mello, ex-presidente do Flamengo, não consta mais na lista de réus desde fevereiro deste ano, após o MP-RJ solicitar sua retirada do processo devido à prescrição do caso, considerando sua idade de 72 anos.

Em julho, o Flamengo foi condenado em primeira instância a indenizar Benedito Ferreira, ex-segurança do clube que participou do resgate das vítimas. O clube deverá pagar R$ 600 mil, além de pensão vitalícia até os 78 anos de Benedito, que desenvolveu uma doença psiquiátrica grave após o incidente.

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)