Farsul afirma que o governo agiu adequadamente no caso da gripe aviária

Antônio da Luz, economista-chefe da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, destacou a atuação das autoridades brasileiras e enfatizou a relevância do país no mercado mundial de frango.

17/05/2025 17h31

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O diretor-executivo da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Antônio da Luz, declarou que o governo brasileiro agiu adequadamente no incidente da gripe aviária, que ocorreu pela primeira vez em uma propriedade rural brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O economista da Farsul avaliou, em entrevista à CNN, os impactos econômicos da doença no país. Ele afirmou que a resposta foi positiva não apenas do governo federal, mas também da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

“Nós estamos muito bem preparados para situações como essa”, afirmou Luz, mencionando que o mundo enfrenta a gripe aviária desde 2006.

LEIA TAMBÉM:

O economista destacou a solidez e o reconhecimento global do Brasil no setor avícola. “Somos o maior exportador de frango do mundo. Para se ter uma noção, os Estados Unidos e a União Europeia, somados, não atingem o volume da exportação brasileira.”

Transparência e agilidade na ação.

Antônio da Luz também elogiou a transparência do governo no tratamento da situação. “A primeira coisa é levantar a mão, dizer que tem o problema”. Ele acredita que, devido aos cuidados tanto no setor empresarial quanto no da saúde no Brasil, os mercados serão reabertos rapidamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O especialista também destacou que o Brasil exporta aproximadamente 30% de sua produção de frango, evidenciando a relevância do país no mercado internacional. Apesar do clima positivo em relação à gestão da crise da gripe aviária, Luz lamentou que o Rio Grande do Sul enfrentasse mais um desafio, após uma sequência de problemas climáticos nos últimos anos.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.