O diretor-executivo da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Antônio da Luz, declarou que o governo brasileiro agiu adequadamente no incidente da gripe aviária, que ocorreu pela primeira vez em uma propriedade rural brasileira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O economista da Farsul avaliou, em entrevista à CNN, os impactos econômicos da doença no país. Ele afirmou que a resposta foi positiva não apenas do governo federal, mas também da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
“Nós estamos muito bem preparados para situações como essa”, afirmou Luz, mencionando que o mundo enfrenta a gripe aviária desde 2006.
LEIA TAMBÉM!
O economista destacou a solidez e o reconhecimento global do Brasil no setor avícola. “Somos o maior exportador de frango do mundo. Para se ter uma noção, os Estados Unidos e a União Europeia, somados, não atingem o volume da exportação brasileira.”
Transparência e agilidade na ação.
Antônio da Luz também elogiou a transparência do governo no tratamento da situação. “A primeira coisa é levantar a mão, dizer que tem o problema”. Ele acredita que, devido aos cuidados tanto no setor empresarial quanto no da saúde no Brasil, os mercados serão reabertos rapidamente.
O especialista também destacou que o Brasil exporta aproximadamente 30% de sua produção de frango, evidenciando a relevância do país no mercado internacional. Apesar do clima positivo em relação à gestão da crise da gripe aviária, Luz lamentou que o Rio Grande do Sul enfrentasse mais um desafio, após uma sequência de problemas climáticos nos últimos anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte: CNN Brasil