FED Decide o Futuro: Dados do Mercado de Trabalho Americano e Expectativas para o FED!

FED e a economia EUA sob o olhar de Maduro! Dados do mercado de trabalho e do PMI ditam futuro do FED. Acompanhe a leitura!

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Mercado de Trabalho Americano e Expectativas para o FED

A quarta-feira, 7 de janeiro, inicia-se com o foco nos indicadores de emprego e atividade econômica nos Estados Unidos, em meio à instabilidade política envolvendo o presidente venezuelano Nicolás Maduro. A expectativa é de que os dados do mercado de trabalho forneçam pistas sobre as decisões futuras do Federal Reserve (FED).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta semana, serão divulgados dois relatórios importantes: o levantamento da ADP sobre as contratações em dezembro e o índice JOLTs, que monitora o número de vagas disponíveis na economia americana. Ambos os indicadores são cruciais para a formação de expectativas sobre a política monetária do FED.

Análise dos Indicadores

A ADP, uma das maiores empresas de processamento de folha de pagamento nos EUA, prevê um aumento nas contratações em dezembro, após uma retração observada em novembro. O índice JOLTs, por sua vez, acompanha o número de vagas abertas, um indicador que sofreu impacto devido à paralisação do governo americano em outubro e novembro, o que sugere que a retomada da normalidade pode trazer uma visão mais precisa da economia.

LEIA TAMBÉM!

A intensidade das notícias sobre a Venezuela tem, em certa medida, desviado a atenção das decisões do FED. No entanto, a reunião do Federal Open Market Committee (Fomc), a versão americana do Copom, agendada para os dias 26 e 27 de janeiro, ainda é um evento relevante.

As projeções indicam que a taxa básica de juros provavelmente permanecerá inalterada, com 83,9% de probabilidade de manutenção entre 3,50% e 3,75% ao ano, conforme o FedWatch.

Perspectivas para Abril

A situação é menos clara para a reunião do FED em abril. As projeções indicam que há 52,6% de chance de a taxa permanecer na mesma faixa e 41,1% de chance de uma redução para 3,25% e 3,50% ao ano. No entanto, dados que apontem para uma queda na atividade econômica podem alterar essas projeções.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mercado de Ações

Os contratos futuros dos principais índices americanos estão em leve queda no pré-mercado, assim como as cotas do Exchange Traded Fund (ETF) EWZ iShares MSCI Brazil, que representa as ações brasileiras em Wall Street.

Indicadores Econômicos dos EUA

Nível de Empregos ADP (Dez): Esperado: + 49 mil. Anterior: – 32 mil

Oferta de Empregos JOLTs (Nov): Esperado: 7,61 milhões. Anterior: 7,67 milhões

PMI ISM Não-manufatura (Dez): Esperado: 52,2. Anterior: 52,6

Sair da versão mobile