Festival Afro de Curitiba celebra a segunda edição com Negra Li como destaque
Evento sem custo celebra a cultura negra com apresentações musicais, feira afro e iniciativas sustentáveis.

A segunda edição do Festival Afro de Curitiba acontecerá no dia 10 de agosto, das 13h30 às 20h, na Praça Zumbi dos Palmares, no bairro Pinheirinho. O evento, gratuito e com previsão de atrair mais de três mil pessoas, comemora a arte, a cultura e o empreendedorismo negro, apresentando uma programação musical variada e uma feira com foco em moda, gastronomia e artesanato afro-brasileiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A cantora, compositora e atriz Negra Li é a principal atração desta edição, que também contará com apresentações da bailarina e performer Majo Farias, do grupo de percussão Princesas do Ritmo, da sambista Jay de Oyá e da DJ Mitay.
Além da música e da dança, o festival abriga uma feira composta majoritariamente por empreendedores negros, que deve movimentar cerca de R$ 60 mil em vendas.
LEIA TAMBÉM:
● 35ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul abre com ênfase em leitores e intercâmbio cultural
● Em Pernambuco, conjunto de dança apresenta em França apresentação com temática inspirada no Mangue Beat
● Morro do Querosene, em SP, apresenta exposição de artes sombrias neste sábado (2); confira a programação
Organizado pelo Instituto Afro Brasil do Paraná, com patrocínio da Fundação Banco do Brasil e apoio do Comitê de Cultura do Paraná, o festival é uma expansão da tradicional Feira Afro da Zumbi, realizada mensalmente no mesmo local desde 2017. A feira está prestes a ser reconhecida como patrimônio cultural imaterial de Curitiba pela Câmara Municipal.
“O Festival é fruto deste trabalho que o Instituto faz há anos. Sem a Feira Afro não haveria Festival”, afirma Will Amaral, vice-presidente do Instituto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em sua primeira edição, em 2023, o evento contou com Leci Brandão como principal atração. A novidade deste ano é a gestão ambiental: os resíduos serão coletados e reciclados pela Associação dos Recicladores Emanuel, de Colombo. Até mesmo o óleo de cozinha usado pelos expositores será reaproveitado. “Não podemos ainda afirmar que o evento é 100% sustentável, mas estamos avançando nessa direção”, explica Amaral.
Apesar da previsão do tempo ser favorável, os organizadores asseguram a realização do festival sob qualquer condição climática. “O palco está coberto. Se chover, é só encarar como carnaval”, brinca Will.
Ademais dos já mencionados, o Festival Afro de Curitiba conta com o apoio de vários coletivos, sindicatos e instituições, incluindo a Casa da Resistência, a Rede de Mulheres Negras, o SindiPetro, o Sismuc, o APP Sindicato, entre outros, e o apoio institucional da Prefeitura de Curitiba e parlamentares como Giorgia Prates, Nori Seto, Vanda de Assis e Tico Kuzma.
Serviço Festival Afro de Curitiba – 2ª edição
Data: 10 de agosto (domingo)Horário: das 13h30 às 20hLocal: Praça Zumbi dos Palmares (concha acústica)Rua Lothario Boutin, 289 – Pinheirinho – CuritibaEntrada gratuitaInstagram: @festivalafrodecuritiba
Fonte por: Brasil de Fato