Fibromialgia e lúpus: compreenda as condições de saúde de Lady Gaga

30/04/2025 às 12h51

Imagem PreCarregada
(Imagem da internet).

A cantora americana Lady Gaga, de 38 anos, se apresentará no Rio de Janeiro, em 3 de maio, em Copacabana, em um show gratuito.

Esta é sua segunda visita ao país. A primeira ocorreu em 2012, com apresentação no Rio de Janeiro. Em 2017, Gaga foi confirmada como principal artista do Rock in Rio, mas cancelou sua participação na véspera do evento devido a questões de saúde.

A decisão foi inesperada e foi atribuída às complicações da fibromialgia, condição que ela divulgou no documentário Gaga: Five Foot Two, lançado naquele ano. A artista já revelou ter outra doença crônica: o lúpus, diagnosticado em 2010.

O que é fibromialgia?

A fibromialgia é uma condição crônica caracterizada por dor generalizada, fadiga intensa e maior sensibilidade ao toque. “Ela afeta principalmente músculos e tecidos moles, mas não provoca inflamações ou deformidades visíveis”, explica o clínico geral Carlos Gropen, da Clínica Ibdor e presidente da Sociedade para Estudo da Dor (SED/DF).

LEIA TAMBÉM:

A causa da fibromialgia ainda não é totalmente compreendida, porém pesquisas indicam uma alteração na maneira como o sistema nervoso central processa os sinais de dor. Estresse, traumas, distúrbios do sono e predisposição genética podem estar relacionados ao desenvolvimento da doença.

A fibromialgia se manifesta através de dor generalizada, fadiga persistente, distúrbios do sono e problemas cognitivos, como dificuldade de concentração.

Além da dor difusa, os sintomas mais frequentes são:

O diagnóstico é clínico, baseado nos relatos do paciente e na exclusão de outras doenças. “A dor precisa estar presente por pelo menos três meses, em várias partes do corpo, acompanhada de outros sintomas”, afirma Gropen. Não há exames específicos que confirmem a fibromialgia.

Apesar da inexistência de cura, o tratamento pode proporcionar alívio considerável. Ele engloba exercícios físicos regulares, medicamentos neuromoduladores, suporte psicológico, técnicas de relaxamento e abordagens para otimizar o sono. “Com o acompanhamento adequado, é possível gerenciar os sintomas e conduzir uma vida ativa”, declara o médico.

O lúpus como afeta o corpo.

Em 2010, Lady Gaga informou ter sido diagnosticada com lúpus, uma doença autoimune que leva o sistema imunológico a atacar os tecidos do próprio corpo, causando inflamação persistente. A condição pode afetar diversas áreas do organismo, tornando o diagnóstico um processo complexo.

Os sintomas do lúpus podem variar muito de pessoa para pessoa e podem afetar diversos órgãos do corpo. Alguns dos sinais mais comuns incluem fadiga, febre, erupções cutâneas, sensibilidade

Os sintomas variam significativamente, porém os mais frequentes incluem:

A doença de Lúpus afeta primariamente mulheres na faixa etária entre 12 e 50 anos, mas também pode impactar homens, crianças e idosos. O reumatologista Edgard Reis, coordenador da Comissão de Lúpus da Sociedade Brasileira de Reumatologia, ressalta que não existe um exame único que confirme o diagnóstico.

A avaliação se baseia em uma combinação entre o histórico clínico, exame físico e testes laboratoriais. Em alguns casos, pode ser necessário realizar uma biópsia, declarou em entrevista anterior ao Metrópoles.

O especialista explicou que o tratamento visa diminuir os sintomas e prevenir danos a órgãos vitais. “Utilizamos medicamentos que regulam o sistema imunológico, incluindo imunossupressores, corticosteroides e, em casos específicos, imunobiológicos”, afirmou.

Além do uso de medicamentos, o médico destaca a importância de ouvir quem tem a doença. O paciente com lúpus se preocupa com o cansaço, uma nova lesão de pele. Por isso, é essencial escutar essas queixas e incluir o paciente nas decisões sobre o tratamento, afirmou Reis.

Acompanhe a linha editorial de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e esteja sempre informado sobre as novidades do assunto!

Fonte: Metrópoles

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.