Filarmônica oferece oportunidades em projeto coral para adultos e jovens

A Orquestra Filarmônica de Rio Claro lançou inscrições para o projeto Move Canto, uma nova iniciativa de formação de coral em parceria com a maestrina Milene Corso. Serão oferecidas 40 vagas gratuitas para adultos e jovens com idade entre 7 e 13 anos.

29/04/2025 15h11

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Com uma metodologia inédita, um novo projeto está em andamento na Rua 4, 583, no Centro.

A Orquestra Filarmônica de Rio Claro lançou o projeto coral Move Canto, em colaboração com a maestrina Milene Corso. Há 40 vagas gratuitas para adultos e jovens de 7 a 13 anos. As aulas acontecerão na Casa de Cultura, na Rua 4, 583, no Centro, nas terças-feiras das 19h30 às 20h45 para o Coral Adultos e nas sextas-feiras das 15h30 às 16h45 para o Coral Infantojuvenil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Orquestra celebra 30 anos de atividades em 2025, com projetos bem-sucedidos, como o grupo Mulheres que Cantam e Encantam, impulsionando o lançamento de grandes artistas. O novo projeto, desenvolvido em parceria com a maestrina de coral Milene Corso, que residiu nos Estados Unidos por 20 anos, utiliza uma metodologia de ensino musical Dalcroze, que por meio dos movimentos corporais permite o aprendizado de conceitos musicais. “Aqui no Brasil isso ainda é inovador e em Rio Claro será algo inédito”, afirma Milene.

A Rítmica Dalcroze, desenvolvida no século XX pelo educador suíço Émile Jaques-Dalcroze, considera o ritmo como algo inato e presente em todo ser humano. Coisas cotidianas, como andar e respirar, possuem movimento e ritmo, e o aluno explorará a música através desses movimentos. “Quando cantamos, nosso corpo é nosso próprio instrumento. Aprender música através da sensibilização do corpo com movimentos é uma forma orgânica, natural e efetiva de entender a teoria musical”, explica Milene.

Leia também:

Desejamos que o Coral Filarmônica Move Canto e Move Canto Kids sejam uma proposta de serviço à comunidade rioclarense, para vivência e experiência do canto coletivo, promovendo a socialização entre as pessoas e preparando para futuras apresentações.

Fonte: Jornal Cidade

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.