Distrito Federal

Filhote de onça resgatado de cativeiro receberá tratamento reabilitador no Distrito Federal

Uma filhote de onça-pintada resgatada de um cativeiro em Roraima foi encaminhada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, localizado no Distrito Federal, na terça-feira (29/4).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A fêmea, com cerca de seis meses, foi resgatada por policiais da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa) em uma chácara no município de Caroebe (RR), em janeiro último, após ser acionada por um morador da região.

Observe as imagens do animal.

LEIA TAMBÉM!

Inicialmente, ele alegou ter encontrado o onça em uma área de mata e levado-a para sua casa, em uma chácara. Contudo, a Polícia Militar de Roraima (PMRR) constatou que o animal se encontrava em um abrigo insalubre e assustado, devido às condições do ambiente, que eram inadequadas, além de apresentar comportamento agressivo em relação à presença do homem no local.

A gata foi mantida acorrentada e alimentada com sobras de comida humana. Inicialmente, foi levada para o Cetas de Boa Vista (RR). O animal chegou ao local com ferimentos, arranhões e fungos no corpo, além de bastante desidratado e com pneumonia em estágio inicial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Suspeita-se que a mãe da onça-pintada tenha sido assassinada. Na época dos fatos, a Polícia Civil de Roraima abriu uma investigação pelos crimes ambientais de caça ilegal de animal silvestre e maus-tratos. O objetivo da apuração era “esclarecer os fatos e responsabilizar possíveis envolvidos”.

A viagem até Brasília ocorreu de avião, sem custos e através de uma parceria com uma companhia aérea. O Ibama comunicou que, após a recuperação completa do filhote, será realizado um processo de reabilitação para sua reintrodução no ambiente natural.

Para assegurar a continuidade dos cuidados, a onça-pintada receberá um colar com telemetria e função localizadora, assegurando o acompanhamento da sua liberdade pelo instituto.

Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile