Internacional

“Final” apelação de Julian Assange contra extradição para os EUA será discutida em fevereiro


“Final” apelação de Julian Assange contra extradição para os EUA será discutida em fevereiro
(Foto Reprodução da Internet)

Julian Assange, fundador do WikiLeaks, terá sua última tentativa legal de evitar a extradição do Reino Unido para os Estados Unidos em fevereiro. A audiência ocorrerá na Alta Corte de Londres, conforme informado por seus apoiadores neste dia 19. Assange é procurado pelas autoridades americanas por crimes.

Assange, que tem 52 anos, é procurado pelas autoridades dos Estados Unidos por 18 acusações. Tais acusações incluem uma relacionada à divulgação de documentos confidenciais das forças militares dos EUA e de documentos diplomáticos pelo WikiLeaks. Segundo Washington, essas divulgações ameaçaram vidas.

O Reino Unido deu o aval para sua extradição, mas ele vem tentando anular essa decisão. Ativistas disseram que uma audiência pública será realizada na Alta Corte nos dias 20 e 21 de fevereiro, quando dois juízes revisarão uma decisão anterior que barrou a Assange a permissão para recorrer.

Segundo o WikiLeaks, a audiência de dois dias pode ser a última oportunidade de Julian Assange evitar ser extraditado para os Estados Unidos.

O WikiLeaks ganhou destaque em 2010, quando divulgou centenas de milhares de arquivos secretos e telegramas diplomáticos no que foi a maior violação de segurança desse tipo na história militar dos EUA, a qual, segundo promotores norte-americanos, colocou em risco a vida de agentes citados no material vazado.

As pessoas que apoiam Assange dizem que ele é um herói que questiona o sistema estabelecido e foi prejudicado por revelar as falhas dos EUA. Elas acreditam que o processo contra ele é uma forma de atacar o jornalismo e a liberdade de expressão.

Ele passou sete anos escondido na embaixada do Equador em Londres antes de ser preso em 2019 por violar as condições de fiança. Ele tem sido mantido na prisão desde então, enquanto seu caso de extradição é decidido.


🔥 Recomendado para voçê 🔥