Fiocruz adverte sobre o aumento dos casos de gripe; Rio apresenta baixa adesão à vacinação

Número de internações por síndrome respiratória grave aumentou 164% no estado.

05/05/2025 17h05

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) tem aumentado consistentemente nas últimas semanas, conforme aponta o Boletim InfoGripe, da Fiocruz. O levantamento mais recente, referente ao período de 13 a 19 de abril, registrou 272 internações, um crescimento de 164% em relação à primeira semana de janeiro, quando foram contabilizados 103 casos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde o início de 2025, o estado registra um acúmulo de 2.441 internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave. Os principais agentes causadores são os vírus da influenza e da Covid-19, com destaque para o avanço recente da gripe. “Cientistas continuam observando uma tendência de aumento de casos associados ao vírus influenza em diversos estados”, afirma Tatiana Portella, pesquisadora da Fiocruz e integrante do programa InfoGripe.

Ainda segundo a especialista, o rinovírus também tem provocado um número expressivo de internações, especialmente entre crianças e adolescentes de 2 a 14 anos. Embora esse crescimento já mostre sinais de desaceleração, o alerta permanece. “É essencial que todos os integrantes dos grupos de risco estejam com a vacinação contra a influenza em dia”, reforça Tatiana.

No Rio de Janeiro, a campanha de vacinação contra a gripe iniciada no início de abril registrou baixa adesão, com apenas mais de 22% dos grupos prioritários buscando a imunização até o momento, totalizando menos de 700 mil doses aplicadas, um número inferior ao esperado pela Secretaria Municipal de Saúde.

LEIA TAMBÉM:

Os dados são ainda mais preocupantes considerando o perfil das internações. Quase metade dos pacientes com SRAG em 2025 – 45,71% – são crianças com menos de dois anos. Diante desse cenário, especialistas e autoridades de saúde reforçam a urgência da vacinação como forma de conter o avanço das doenças respiratórias no estado.

Fonte: CNN Brasil

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.