Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. Fiocruz assina acordo para produção de canetas emagrecedoras no Brasil

Fiocruz assina acordo para produção de canetas emagrecedoras no Brasil

Fundação Oswaldo Cruz e farmacêutica firmam parceria para produzir liraglutida e semaglutida.

Por: Redação ZéNewsAi

08/08/2025 9:52

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Acordos Fiocruz, EMS e Farmanguinhos na Produção de Medicamentos para Emagrecimento

A Fiocruz e a EMS assinaram dois acordos de parceria para a produção de liraglutida e semaglutida, princípios ativos de medicamentos agonistas do GLP-1, também conhecidos como canetas para emagrecimento.

A Fiocruz e a EMS comunicaram, em nota conjunta, que os acordos preveem a transferência de tecnologia da síntese do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) e do medicamento final para a Farmanguinhos, unidade técnico-científica da Fiocruz.

A fabricação dos medicamentos será conduzida na unidade da EMS em Hortolândia (SP) até que toda a tecnologia de produção seja transferida para o Complexo Tecnológico de Medicamentos de Farmanguinhos, no Rio de Janeiro.

Leia também:

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

As injeções subcutâneas representam uma abordagem de alta eficácia e são consideradas inovadoras no tratamento de diabetes e obesidade, representando mais um avanço significativo da indústria nacional no desenvolvimento de soluções de alta complexidade.

Para a EMS, os acordos constituem um marco histórico para o setor farmacêutico brasileiro. A Fiocruz ressaltou que unir esforços com parceiros públicos e privados possibilita agregar excelência e inovação e expandir seu portfólio de produção.

A Farmanguinhos afirmou que a produção inaugura a estratégia da Fiocruz de se preparar também para a produção de medicamentos injetáveis, com a possibilidade de incorporação de uma nova forma farmacêutica, além de fortalecer o Complexo Econômico-Industrial da Saúde.

Controle e Retenção de Prescrições

Farmácias e drogarias iniciaram, a partir de junho, a retenção de prescrições de medicamentos para emagrecimento. Incluem-se, nessa categoria, a semaglutida, a liraglutida, a dulaglutida, a exenatida, a tirzepatida e a lixisenatida.

A diretoria colegiada da Anvisa determinou um controle mais rigoroso na prescrição e dispensação desse medicamento em abril, com a medida entrando em vigor 60 dias após a publicação no Diário Oficial da União.

A agência comunicou que a medida visa proteger a saúde da população brasileira, “devido ao registro de um grande número de eventos indesejados associados ao uso desses medicamentos além das indicações aprovadas pela Anvisa”.

Utilização Excessiva e Automedicação

A manutenção do uso de produtos para emagrecimento, como as canetas, era sustentada por organizações como a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a Sociedade Brasileira de Diabetes e a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica.

Elas apontam, em nota aberta, que o uso indiscriminado dessa medicação causa preocupações com a saúde da população e ao acesso de pacientes que realmente precisam desse tratamento.

A venda de agonistas de GLP-1 sem prescrição médica, embora irregular, é comum. A legislação atual exige receita médica para a dispensação desses medicamentos, contudo, não há retenção da mesma receita pelas farmácias. Essa lacuna possibilita o acesso indiscriminado e a automedicação, expondo indivíduos a riscos desnecessários.

Inclusão em Serviços Públicos de Saúde

Em junho, a Conitec abriu consulta pública para coletar opiniões da população sobre a inclusão de semaglutida nos serviços públicos de saúde. As manifestações sobre o tema foram recebidas até o dia 30 de junho.

As análises auxiliarão na fundamentação de um parecer da comissão, recomendando ou não a inclusão do medicamento no SUS.

A Conitec recebeu a avaliação da Novo Nordisk, empresa fabricante do Wegovy. Em seu parecer, emitido em maio, a comissão recomendou a não incorporação do medicamento, considerando os altos custos de aquisição, estimados em até R$ 7 bilhões em 5 anos.

Com informações da Agência Brasil.

Fonte por: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
FiocruzGLP-1liraglutidasemaglutida
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Brasil

Ciclone Extratropical Ameaça Rio Grande do Sul: Alerta de Grande Perigo!

09/01/2026 13:55 | 1 min de leitura

● CNH Simplificada: Novas Regras Entram em Vigor e Podem Isentar Renovação!

09/01/2026 15:03 | 2 min de leitura

● Trabalhadores em Risco: HRCA Consultoria Alerta para Aumento da Radiação Solar no Brasil em 2026

09/01/2026 16:03 | 2 min de leitura

● Recife em Crise: Aumento Explosivo de 60,8% em Tarifas de Aplicativos!

09/01/2026 15:05 | 1 min de leitura

● Lula Exalta Acordo Europeu: Dia Histórico para o Comércio Global!

09/01/2026 14:08 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!