Fiocruz e empresa firmam parceria para produção de caneta desreguladora
Acordo com a EMS prevê a transferência integral de tecnologia para a produção nacional de liraglutida e semaglutida.

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), por meio do Farmanguinhos (Instituto de Tecnologia em Fármacos), e a farmacêutica EMS assinaram nesta quarta-feira (6.ago.2025) dois acordos de transferência de tecnologia para a produção de liraglutida e semaglutida. As canetas emagrecedoras são utilizadas no tratamento de diabetes e obesidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O anúncio ocorreu no Fórum Saúde, promovido pelo think tank do grupo Esfera Brasil. Os acordos preveem a transferência integral da tecnologia de síntese do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) e do produto acabado para a Farmanguinhos.
Formulário de cadastro
LEIA TAMBÉM:
● Trump e Putin devem se encontrar nas próximas semanas
● Lula afirma que a reunião no Cine Alvorada representa o “prêmio Brasil soberano”
● Mães especiais recebem homenagem do governo do Pará em iniciativa singular
A produção de medicamentos começará nas instalações da EMS em Hortolândia, interior de São Paulo. Posteriormente, todo o processo produtivo será transferido para o Complexo Tecnológico de Medicamentos de Farmanguinhos, no Rio de Janeiro.
Os fármacos incluídos nos acordos são aplicados por via subcutânea e apresentam eficácia comprovada no tratamento do diabetes e da obesidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A cerimônia de assinatura teve a presença da vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Priscila Ferraz, da diretora de Farmanguinhos, Silvia Santos, do presidente da EMS, Carlos Sanchez, e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Fonte por: Poder 360