Pré-candidato Flávio Bolsonaro Empata com Lula em Novas Pesquisas
Uma nova pesquisa do Meio/Ideia, divulgada nesta quarta-feira, 4, aponta um cenário eletricamente equilibrado nas intenções de voto para o segundo turno das eleições de 2026. O pré-candidato à presidência, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), figura tecnicamente empatado com o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) também apresentam resultados equivalentes no mesmo intervalo de erro.
Os números indicam que Lula pode variar entre 43,3% e 48,3% das preferências, enquanto Flávio pode alcançar de 38,6% a 43,6%. Essa proximidade se baseia em uma margem de erro de 2,5 pontos percentuais, o que demonstra a competitividade do cenário.
LEIA TAMBÉM!
A pesquisa do Meio/Ideia, com base em entrevistas telefônicas realizadas entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro com 1.500 participantes, utiliza um nível de confiança de 95% e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-08425/2026. Em comparação com dados de janeiro, a diferença entre os candidatos era mais acentuada.
Em levantamentos anteriores, o presidente Lula já havia superado Tarcísio de Freitas (44,7% a 42,2%) e Michelle Bolsonaro (45% a 40,7%) em fevereiro. Análises da pesquisa mostram que, no primeiro turno, com a presença do governador Eduardo Leite (PSD), Lula também empatava com Flávio (38,7% a 35,3%).
Outros candidatos também foram avaliados. Ratinho Jr. (PSD), governador do Paraná, se destaca como o mais competitivo contra Lula no segundo turno, perdendo para o petista por 45% a 38%. Romeu Zema (Novo-MG) e Ronaldo Caiado (45% a 34%) também apresentam resultados similares, enquanto Eduardo Leite (45,4% a 21%) perde para Lula.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pesquisa também testou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), como candidato governista, e o petista figura tecnicamente empatado com candidatos de direita nos três cenários analisados. No segundo turno, Haddad alcança 41,8% contra 40% de Flávio; 40,5% contra 44,5% de Tarcísio; e 42% contra 39% de Ratinho Jr.
