Foca-rosa da Antártida é vista em praia catarinense; confira fotos

O animal foi observado na segunda-feira (12) e, desde então, está sob monitoramento do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

15/05/2025 19h59

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Uma foca-caranguejeira (Lobodon carcinophaga), espécie típica das regiões subantártica e antártica, foi registrada pela primeira vez no litoral sul de Santa Catarina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O animal foi observado na última segunda-feira (12) e, desde então, está sob monitoramento do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), da Udesc.

Os biós Daniel Munhoz e Larissa Uema explicam que, devido à sua alta dependência do gelo antártico, essa espécie raramente migra para áreas mais quentes. A ocorrência pode estar relacionada a mudanças climáticas, que impactam a disponibilidade de gelo e a população de krill, forçando o animal a percorrer distâncias maiores em busca de alimento.

LEIA TAMBÉM:

Considerando um adulto e em boa saúde, a explicação mais provável para sua presença na costa de Santa Catarina seria um naufrágio por deriva.

A região costeira de Santa Catarina permanece quente para a espécie, que não apresenta adaptações para migrações prolongadas em águas tropicais ou subtropicais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A lontra-marinha é a espécie de foca mais numerosa do mundo, porém muito rara na costa brasileira. Seu surgimento no sul de Santa Catarina é considerado inédito e importante para a ciência, conforme o Laboratório de Zoologia da Udesc.

Uma publicação compartilhada por Mauren Martins (@maurenmartins_)

Sob a supervisão de Pedro Osorio.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.