Uma foca-caranguejeira (Lobodon carcinophaga), espécie típica das regiões subantártica e antártica, foi registrada pela primeira vez no litoral sul de Santa Catarina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O animal foi observado na última segunda-feira (12) e, desde então, está sob monitoramento do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), da Udesc.
Os biós Daniel Munhoz e Larissa Uema explicam que, devido à sua alta dependência do gelo antártico, essa espécie raramente migra para áreas mais quentes. A ocorrência pode estar relacionada a mudanças climáticas, que impactam a disponibilidade de gelo e a população de krill, forçando o animal a percorrer distâncias maiores em busca de alimento.
LEIA TAMBÉM!
Considerando um adulto e em boa saúde, a explicação mais provável para sua presença na costa de Santa Catarina seria um naufrágio por deriva.
A região costeira de Santa Catarina permanece quente para a espécie, que não apresenta adaptações para migrações prolongadas em águas tropicais ou subtropicais.
A lontra-marinha é a espécie de foca mais numerosa do mundo, porém muito rara na costa brasileira. Seu surgimento no sul de Santa Catarina é considerado inédito e importante para a ciência, conforme o Laboratório de Zoologia da Udesc.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma publicação compartilhada por Mauren Martins (@maurenmartins_)
Sob a supervisão de Pedro Osorio.
Fonte: CNN Brasil