Foco revisa para baixo expectativa de inflação em 2024, indicando 5,55%
28/04/2025 às 8h40

Analistas do mercado financeiro diminuíram, pela segunda semana consecutiva, a estimativa de inflação para 2025, que caiu de 5,57% para 5,55% — ainda acima do limite da meta para o ano, que é de 4,50%.
Os dados constam do relatório Focus, publicado nesta segunda-feira (28/4) pelo Banco Central. As projeções resultam da análise de mais de 100 especialistas do mercado financeiro, entrevistados semanalmente na pesquisa do BC.
O que é o relatório Focus
Apesar das alterações nas projeções para a inflação, as expectativas do mercado permanecem afastadas do horizonte relevante e da meta inflacionária (consulte o sistema abaixo).
Em 2025, a meta inflacionária é de 3%, com uma variação de 1,5 ponto percentual – o que implica um piso de 1,5% e um teto de 4,5%. A meta será alcançada se a inflação permanecer dentro desse intervalo de tolerância.
LEIA TAMBÉM:
● Conselho de Previdência se reúne nesta segunda-feira após escândalo do INSS
● Google reativa cotação do dólar após suspensão de quatro meses
● Consignação privada: portabilidade bancária será habilitada em maio
É importante ressaltar que, a partir deste ano, a meta de inflação é contínua, e não mais por ano-calendário. Isso significa que o índice é calculado mês a mês. Se o acumulado em 12 meses ficar fora desse intervalo por seis meses consecutivos, a meta é considerada descumprida.
Inflação
O mercado financeiro revisou as projeções para a inflação de 2026 e 2028. As expectativas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2027 mantêm-se em 4%.
Verificando o desempenho das previsões do mercado.
Aguarde mais informações.
Fonte: Metrópoles