Fotógrafo de renome mundial, Sebastião Salgado faleceu aos 81 anos
O brasileiro, notório por registrar aspectos sociais e ambientais, enfrentava dificuldades em relação à malária.

O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado faleceu na quinta-feira (23.mai.2025) em Paris, França. O artista, amplamente reconhecido internacionalmente por registrar realidades sociais e ambientais em vários países, apresentava complicações de saúde decorrentes de uma malária contraída na década de 1990.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Salgado apresentava um distúrbio sanguíneo causado pelo tratamento inadequado da doença, que contraiu na Indonésia. Ele também tinha problemas na coluna vertebral devido a um acidente com mina terrestre ocorrido em 1974, durante a guerra de independência de Moçambique.
Formulário de cadastro
LEIA TAMBÉM:
● Lula assina a lei que institui o Dia do Brega, a ser comemorado em 14 de fevereiro
● A Virada Cultural de SP conta com 21 palcos e mais de 1.000 atrações
● Paulo Henriques Britto foi escolhido para a cadeira 30 da ABL
Em 1998, o fotógrafo instituiu a Fundação Terra, organização não governamental dedicada à recuperação ambiental, com sede em Aimorés, Minas Gerais.
O Instituto Terra reafirmou seu compromisso em manter viva a sua obra, promovendo a agricultura, a justiça e a estética que ele defendia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de suas questões de saúde, Sebastião Salgado continuava ativo. Em entrevista à The Guardian, em 2024, ele anunciou a intenção de apresentar 255 fotografias gigantes do projeto “Amazônia” na COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025), que ocorrerá em Belém entre os dias 10 e 21 de novembro.
O fotógrafo afirmou, na mesma entrevista, que, apesar de ainda conseguir caminhar ou pedalar vários quilómetros diariamente, seu corpo apresentava os efeitos dos anos de trabalho em regiões hostis e desafiadoras.
Sebastião Salgado se separa de Lélia Wanick Salgado e dos filhos, Juliano e Rodrigo.
Fonte: Poder 360