França e Itália revelam vinhos de regiões renomadas e sub-regiões de alta qualidade
França e Itália brilham com seus vinhos de regiões renomadas como Bordeaux, Borgonha e Champagne, mas descobre os vinhos surpreendentes das sub-regiões francesa…

Vinhos Franceses Fora do Radar: Sabores da Savoy, Limoux e Aude
A França, assim como a Itália, é reconhecida por seus vinhos de renomada qualidade, provenientes das chamadas “Regiões Consagradas”. No entanto, o país oferece sub-regiões e micro-regiões que produzem vinhos de excepcional qualidade, com acessibilidade notável, especialmente quando consideramos o custo. Vamos explorar três destaques, entre as inúmeras micro-regiões francesas.
A Região de Savoy: Montanhas e Vinhos Aromáticos
A região vinícola de Savoy (Savoie), localizada no sudeste da França, nas encostas dos Alpes e próxima à fronteira com a Suíça e a Itália, é uma das áreas vitivinícolas mais singulares do país. Com paisagens montanhosas e lagos cristalinos, Savoy possui vinhedos que se estendem entre altitudes que variam de 250 a 600 metros, muitas vezes cultivados em terraços íngremes que aproveitam ao máximo a exposição solar. A viticultura em Savoy é antiga, remontando à época romana, mas ganhou destaque mais recentemente por sua identidade própria e pelo uso de castas autóctones. Entre as uvas brancas, predominam Jacquère, Altesse (Roussette) e Chasselas, que produzem vinhos leves, vibrantes e aromáticos. Entre as tintas, destacam-se Mondeuse, Gamay e Pinot Noir, originando vinhos elegantes, de corpo médio e notas de frutas vermelhas e especiarias.
Vinhos de Savoy: Frescor e Mineralidade
Os vinhos de Savoy são conhecidos pela frescura, mineralidade e vivacidade, sendo perfeitos para acompanhar a gastronomia alpina – queijos como raclette, fondue e tartiflette harmonizam de forma exemplar com seus brancos secos e perfumados. Alguns vinhos de Savoy que podemos encontrar por aqui: Cave de Cruet Sublime Savoie Mondeuse, Boissonnets Altesse Roussette de Savoie e Cave de Cruet Sublime Roussette de Savoie Altesse.
Leia também:

Descubra os vinhos da região do Dão, localizada no centro-norte de Portugal

Descubra o Vinho Verde: bebida apreciada por sua vivacidade, frescor e aromas frutados

Qual é o motivo pelo qual alguns vinhos são tão caros — e o que os torna reconhecidos em todo o mundo?
Limoux: Espumantes e a Tradição Mauzac
Limoux é uma sub-região do Languedoc. Como escreveu o Prof. Carlos José Arruda, “Limoux produz principalmente espumantes, que estão enraizados em sua história, mas os vinhos tranquilos, principalmente os brancos, têm grande prestígio e personalidade única”. A grande estrela da história de Limoux, é um espumante brut feito apenas com uvas-brancas, baseado na variedade tradicional, a Mauzac (mínimo 90%). Podem ser usados 10% de Chardonnay e Chenin Blanc.
Vinhos de Limoux: Calmel e Joseph Blanquette de Limoux
Podemos encontrar Calmel e Joseph Blanquette de Limoux Brut e a Blanquette de Limoux Révère Brut – Domaine Antech.
A Região de Aude: Sol e Terroir Mediterrâneo
A micro-região vinícola de Aude está localizada no sul da França, entre o Mediterrâneo e os contrafortes dos Pireneus. Historicamente, a viticultura em Aude remonta à época romana, sendo uma das mais antigas da França. Durante séculos, a região foi conhecida por sua produção em grande volume, mas nas últimas décadas vem se destacando pela busca de qualidade e expressão do terroir. O clima é tipicamente mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos suaves, beneficiado pelos ventos que sopram do mar e das montanhas, ajudando a manter as uvas saudáveis. Os solos são variados – de argilo-calcários a xistosos e arenosos – o que permite uma grande diversidade de estilos de vinho. Entre as uvas tintas, destacam-se Syrah, Grenache, Carignan e Mourvèdre; nas brancas, predominam Chardonnay, Sauvignon Blanc e Marsanne.
Vinhos de Aude: Loiseau Libre e French Dog
Podemos encontrar Loiseau Libre I.G.P Aude, Castelmere Vin De Pays De l’Aude e o French Dog – Cabernet Sauvignon da Vinícola Yvon Mau.
Conclusão: Além do Marketing
Vale a pena se aventurar e buscar estes vinhos que estão fora do “manto do marketing” das mais afamadas regiões da França, pois, nem sempre, a fama vai à mesa. Salut!
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)