A Alpine confirmou na quarta-feira (7) a substituição de Jack Doohan por Franco Colapinto como piloto titular. O argentino fará sua estreia pela equipe francesa na Fórmula 1, no Grande Prêmio de Emilia-Romagna, em Ímola, Itália, entre os dias 16 e 18 deste mês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma publicação compartilhada por BWT Alpine Formula One Team (@alpinef1team)
LEIA TAMBÉM!
O piloto de 21 anos terá a avaliação da titularidade após o período de cinco corridas. Além do GP de Emilia-Romagna, Colapinto competirá nos GP’s de Mônaco, Espanha, Canadá e Áustria.
O jovem falou após o anúncio de sua contratação pela equipe.
Primeiramente, agradeço à equipe pela oportunidade de competir nas próximas cinco corridas. Trabalharei arduamente com a equipe para me preparar para o próximo Grande Prêmio em Mônaco e para a próxima etapa tripla, que certamente será intensa e um grande desafio para todos. Mantive-me atento e estou o mais preparado possível com o programa de testes de apoio à corrida da equipe, bem como no simulador em Enstone. Farei o meu melhor para acelerar rapidamente e dar tudo de mim para obter os melhores resultados possíveis ao lado de Pierre, afirmou o piloto, em comunicado pela Alpine.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem é Franco Colapinto?
Franco, argentino, nascido em 2003, é considerado uma das maiores promessas do automobilismo internacional.
Na Europa, sua trajetória profissional iniciou-se aos 15 anos, pela Drivez na Fórmula 4 espanhola, conquistando o título em 2019. Em 2020, Colapinto competiu com a MP Motorsport na Fórmula Renault Eurocup, evoluindo para a F3 no ano seguinte.
A partir de 2022, o automobilista competiu na MP Motorscup, integrando a Williams Driver Academy. Durante dois anos, disputou na F3, sendo convocado pela Williams para substituir Logan Sargeant na Fórmula 1.
Em 2024, no Grande Prêmio da Inglaterra, Franco conduziu o carro da Williams (FW46) nos primeiros treinos livres.
Aos 21 anos, Colapinto foi contratado como piloto reserva pela Alpine após deixar a Williams, onde disputou nove corridas em 2024 como substituto de Logan Sargeant. O argentino obteve cinco pontos, com o melhor resultado sendo o oitavo lugar no Azerbaijão.
Fonte: CNN Brasil