Frio intenso avança para o Sul nesta segunda-feira

Segundo o Inmet, o fenômeno climático deverá persistir até 4 de julho; Rio Grande do Sul e Santa Catarina apresentam risco de geada.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A previsão do tempo para o Brasil aponta uma semana com onda de frio, concentrada nas regiões centro e sul do país. A meteorologia da Jovem Pan comunicou que, diferente da Europa, onde há uma onda de calor com temperaturas em torno de 40°C, o Brasil vivenciará uma queda expressiva nas temperaturas. Essa onda de frio, iniciada no último dia de junho, se estenderá até 4 de julho, impactando estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre. Nesses locais, as temperaturas podem cair até 5°C abaixo da média prevista para esta época do ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A massa de ar polar em deslocamento pelo país é responsável pelo fenômeno da friagem, quando atinge o norte do Brasil. O mapa de risco meteorológico indica que a frente fria já passou pelo Rio Grande do Sul e avança sobre o Paraná e São Paulo. Na capital paulista, a máxima prevista é de 20°C, com possibilidade de garoa à noite. Contudo, não há previsão de chuva forte em Minas Gerais, Espírito Santo e grande parte do Centro-Oeste. O tempo permanece estável no Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, enquanto áreas do Paraná e Santa Catarina podem enfrentar instabilidades.

As temperaturas apresentam variações consideráveis nas capitais. Em São Paulo, o valor máximo não deve exceder os 20°C, ao passo que no Rio de Janeiro e Belo Horizonte, os valores máximos são de 27°C e 26°C, respectivamente. Porto Alegre, que não deverá registrar precipitação no início da semana, terá uma máxima de apenas 15°C. A tendência de frio representa uma chance para os brasileiros utilizarem casacos e cachecóis, visto que o clima frio deverá permanecer até o início de julho.

LEIA TAMBÉM!

Com a chegada desta frente fria, é importante que a população esteja preparada para as baixas temperaturas, principalmente nas regiões mais afetadas. Recomenda-se o uso de roupas adequadas para o frio e atenção especial aos grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos. Além disso, é aconselhável que as pessoas fiquem atentos às atualizações meteorológicas para se manterem informadas sobre possíveis mudanças no clima ao longo da semana.

Com informações de Paula Nobre

Reportagem elaborada com o uso de inteligência artificial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte por: Jovem Pan

Sair da versão mobile