A quinta onda de frio de 2024 avança sobre o Brasil a partir desta sexta-feira (8), causando uma queda significativa nas temperaturas em grande parte do país. O fenômeno, que se estenderá até o dia 13 de agosto, trará temperaturas até 5°C abaixo da média para esta época do ano nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A meteorologia da Jovem Pan News aponta que o pico da onda de frio na Região Sul ocorrerá nesta sexta-feira, com a máxima em Porto Alegre não ultrapassando os 14°C. A frente fria avança e atingirá a Região Sudeste no fim de semana. Em São Paulo, a máxima será de 23°C na sexta-feira, mas a mínima deve chegar a 8°C no domingo.
A intensa incursão do ar polar terá efeitos sentidos até em estados do Norte, como Acre e Rondônia.
LEIA TAMBÉM!
● Tribunal determina que o governo restaure equipamentos de fiscalização em rodovias federais
● Decisão judicial determinará o destino do réu no caso de morte de Vitória, na região metropolitana de SP
● Mulher detida sob suspeita de usar hormônio e subtrair dinheiro de visitantes britânicos em Copacabana
Ainda que haja frio, a baixa pressão causa chuvas no Sul e em áreas do estado de São Paulo, onde a capital poderá ter garoa durante o dia.
Por outro lado, uma extensa região do Brasil central, que compreende Mato Grosso, Goiás, o Distrito Federal, Minas Gerais e o Piauí, apresentará tempo estável e seco.
A ausência de chuvas nas áreas mencionadas mantém o alerta para a baixa umidade do ar, que pode chegar a níveis críticos de até 12%, elevando o risco de doenças respiratórias e incêndios florestais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com informações de Paula Nobre
Reportagem elaborada com a ajuda de inteligência artificial.
Fonte por: Jovem Pan