Fusca de Mujica já recebeu oferta milionária e poderia estar no Brasil

Ex-presidente do Uruguai possuía Fusca Azul de 1987, que se tornou um símbolo associado à figura política.

13/05/2025 19h14

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, faleceu na terça-feira (13). O político exerceu a chefia do executivo uruguaio entre 2010 e 2015 e permanece lembrado por sua simplicidade, recusando diversos benefícios e privilégios da vida política. Uma característica marcante de Pepe Mujica era seu automóvel: um humilde Volkswagen Fusca azul.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O modelo acompanhou o político por décadas. Mujica morreu aos 89 anos, conforme anúncio do atual chefe de Estado uruguaio, Yamandú Orsi. A escolha por um carro antigo e espartano foi um detalhe curioso na vida do político. O Fusca de Pepe era modelo 1987 com motor 1.600 cilindradas refrigerado a ar, com 67 cavalos de potência e torque de 14 kgfm.

O funcionamento básico era associado a uma transmissão manual de quatro marchas. De acordo com informações técnicas da Volkswagen, o veículo atinge uma velocidade máxima de 144 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em aproximadamente 17 segundos. Na época de sua fabricação, apresentava um consumo médio de 7 litros por 100 km em ambiente urbano e 9 litros por 100 km em vias rodoviárias, com um reservatório de 45 litros.

Leia também:

Parece provável que o automóvel do ex-presidente foi fabricado no Brasil, embora também seja possível que tenha sido produzido no México. O Fusca foi produzido no Brasil entre 1959 e 1986, além de 1993 a 1996 como o “Fusca Itamar”. No México, o besouro foi produzido entre 1954 e 2003.

Diversos detalhes indicam que o Fusca de Mujica era brasileiro. Entre as evidências, destacam-se o tamanho dos vidros laterais e do para-brisa – ligeiramente menores do que os utilizados no modelo mexicano – e a posição das luzes de seta dianteiras, que no Brasil ficavam sobre os para-lamas, enquanto no México eram incorporadas aos para-choques.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O automóvel de Mujica, no entanto, está registrado como modelo de 1987. A possibilidade é que tenha sido fabricado no Brasil ainda em 1986, exportado para o Uruguai e vendido ali no ano seguinte.

O então presidente uruguaio recebeu, em 2014, uma oferta de US$ 1 milhão de um sheik árabe. Mujica considerou vender o carro e doar o valor a uma instituição de assistência social, mas rejeitou a proposta. O político decidiu manter o veículo como recordação de seu mandato.

Enquanto exercia a presidência, Pepe Mujica participou de uma corrida com um clássico Volkswagen. A ocorrência ocorreu em 2012 no Autódromo Víctor Borrat Fabini, em El Pinar, no Uruguai. O Fusca azul foi identificado com o número #1 na competição de carros antigos.

Em janeiro de 2023, o carro voltou à atenção do noticiário brasileiro, quando Mujica recebeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua casa na zona rural de Montevidéu. Na ocasião, o ex-presidente uruguaio ofereceu uma carona ao brasileiro em um Fusca, cena que representou a amizade entre os dois.

Quais são as regras para dirigir sem placa de identificação?

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.