A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) publicou o Guia Inclusão Vestibular 2026. O documento apresenta informações sobre as ações afirmativas disponíveis para candidatos que desejam concorrer a vagas nos cursos oferecidos pela Universidade de São Paulo (USP).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O guia está disponível na íntegra pela internet. Um dos trechos destaca que o uso do nome social no vestibular será garantido por lei para pessoas travestidas e transexuais. Durante a inscrição, o candidato deverá preencher o “nome social”, não sendo necessário que ele esteja no documento oficial do candidato no dia da prova.
Isenção ou redução da taxa de inscrição no exame.
A publicação detalha o procedimento para reduzir ou isentar a taxa de inscrição do vestibular (R$ 211) com base na renda familiar e no curso médio realizado. A solicitação poderá ser feita entre as 12h do dia 12 de maio e as 12h do dia 11 de julho. O resultado será comunicado a partir das 12h do dia 4 de agosto.
LEIA TAMBÉM!
● Estudantes aprovados no Fies 2025 precisam concluir o cadastro até sexta-feira
● Ministério da Educação divulga detalhes da negociação de dívidas do Fies para estudantes com pendências financeiras
● FENAPEM-BR comemora progresso, mas exige equidade nas ascensões da categoria docente no Rio Grande do Sul
A USP destinará 50% das vagas a estudantes de escolas públicas brasileiras. Deste total, 37% serão reservados para pessoas negras, de cor preta ou parda e indígenas (PPIs).
Recursos específicos
Será possível requerer recursos específicos para a realização da prova ou obter autorização para o uso de equipamentos especiais, como, por exemplo, prova em Braille, intérprete de Libras, prova ampliada em papel A3, uso de aparelho contínuo de infusão de insulina ou medição de glicose, uso de materiais próprios para extração de leite materno, uso de banheiro com maior frequência, entre outros.
O pedido dos recursos específicos deve ser submetido entre as 12h do dia 12 de maio e as 12h de 11 de julho. A divulgação dos resultados ocorrerá a partir das 12h do dia 4 de agosto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Amamentação
O guia também aborda a amamentação de crianças até seis meses de idade durante a realização da Fuvest. A candidata poderá levar um acompanhante para permanecer com a criança durante a prova, com compensação de tempo para amamentação até uma hora.
A solicitação para amamentação durante a prova deve ser feita entre 12h do dia 12 de maio e 12h de 11 de julho. A divulgação dos resultados ocorrerá a partir das 12h do dia 4 de agosto.
Verifique as datas importantes do vestibular Fuvest 2026:
Como escolher o curso na faculdade? Psicóloga dá dicas para estudantes.
Fonte: CNN Brasil