Gelson Oliveira comemora 70 anos de vida e 46 anos de carreira com apresentações em Porto Alegre

Artista se apresenta na quinta-feira no projeto Mistura Fina e no sábado na Fundação Ecarta, ambos com acesso gratuito.

06/08/2025 17h18

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Nesta semana, Gelson Oliveira comemora dose dupla. Na quinta-feira (7), o cantor e compositor celebra 70 anos de vida e 46 de carreira no Teatro Oficina Olga Reverbel – Multipalco Eva Sopher, em Porto Alegre (RS). O local está situado no complexo do Theatro São Pedro, no centro da cidade. O show, trazido pelo projeto Mistura Fina, terá formato intimista com voz e violão. A apresentação inicia às 19h, com entrada franca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No sábado (9), às 18h, Gelson se apresenta no palco da Fundação Ecarta, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. O violonista fará o concerto Canções do Balaio, dentro da programação do projeto Ecarta Musical. A entrada é gratuita e o show também será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da fundação.

No Teatro Oficina Olga Reverbel, a apresentação promete uma jornada pela história da música brasileira, seguindo a trajetória de Gelson. Ao longo das canções, o compositor irá compartilhar recordações e informações sobre sua jornada artística. Sua carreira compreende parcerias com artistas como Antonio Villeroy, Nelson Coelho de Castro, Bebeto Alves, Paulo Moura, Chico César, Nei Lisboa, Geraldo Flach e Gilberto Gil.

LEIA TAMBÉM:

O repertório encantará o público com sucessos que marcaram a época, como Papagaio Pandolfo, Salve-se Quem Souber, Canção do Pescador e Quem Dera. Serão apresentadas também outras obras fundamentais da discografia, que inclui oito álbuns solo – entre eles Tempo ao Tempo, O Anjo Negro e Tridimensional – e dois discos gravados com o projeto Juntos, ao lado de Villeroy, Bebeto Alves e Nelson Coelho de Castro.

Semana de celebrações

Na Fundação Ecarta, o compositor apresentará diferentes etapas de sua trajetória, abrangendo músicas de álbuns solo, produções em colaboração e composições para cinema, televisão, teatro e dança. O repertório incluirá títulos como Tempo ao Tempo, A Luz do Amanhecer, Um Samba ao Vento, Que Bom Ver, Paramelodia, Tito Vai à Praia Mole, Meu Barquinho de Papel, além de parcerias como Noite do Paralelo (com Bebeto Alves) e BesoBeso (com Sara Sabah).

Uma existência moldando melodias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gelson Oliveira, nascido em Porto Alegre em 1955, viveu parte de sua infância em Gramado (RS). Lá, estudou escultura em madeira com Elisabeth Rosenfeld, a criadora do troféu Kikito, e chegou a produzir prêmios para o Festival de Cinema municipal. Na juventude, abandonou a formação acadêmica para se dedicar à música, atuando em bandas e festivais, e em 1979, iniciou sua carreira profissional com o show Lado a Lado, em colaboração com Nei Lisboa.

Com mais de quatro décadas de carreira, Gelson se estabeleceu como um dos principais compositores e intérpretes do Rio Grande do Sul, com uma trajetória notável pela sua originalidade e colaborações relevantes. Conquistou premiações como o Troféu Açorianos, o Prêmio Sharp e o Prêmio Fiat, além de apresentar suas canções em palcos internacionais na França, Itália, Alemanha e Portugal.

O álbum de estreia, Terra (1983), registrado com a participação do baterista Luiz Ewerling, consagrou-se um clássico entre os colecionadores de vinil. Em 1992, foi lançado Imagem das Pedras, disco premiado que incluiu a colaboração especial de Gilberto Gil, consolidando sua importância na música brasileira.

Gelson participou de eventos marcantes, incluindo o Festival dos Festivais da Globo (1985), atuando em “Pátria Amada”, de Geraldo Flach e Jerônimo Jardim.

Serviço

Mistura Fina apresenta: Gelson Oliveira em show “Gelson Oliveira 70 Anos”

07 de agosto (quinta-feira)

19h

Local: Teatro Oficina Olga Reverbel – Multipalco Eva Sopher | Praça da Matriz, s/n, Porto Alegre/RS

Entrada gratuita. Gelson Oliveira apresenta Canções do Baião pelo projeto Ecarta Musical. Data: 9 de agosto (sábado) Horário: às 18h Local: Fundação Ecarta – Av. João Pessoa, 943 – Porto Alegre/RS Transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Fundação Ecarta. Entrada franca.

Fonte por: Brasil de Fato

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.