Geração Z: O Novo Desafio para a Gestão Empresarial em 2026
Em 2026, as empresas estão diante de um desafio crucial: adaptar seus modelos de gestão à nova realidade, representada pela Geração Z. Com uma presença crescente no mercado de trabalho, os profissionais nascidos a partir do final da década de 1990 estão redefinindo o conceito de “trabalhar bem”, forçando líderes a repensarem suas estratégias e processos de alta performance.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com Eleesha Martin, diretora da G&A Partners, a prioridade para os líderes será, sem dúvida, a retenção de talentos. Após um período de incertezas, Martin acredita que 2026 será o ano da resiliência organizacional. Uma estratégia focada no desenvolvimento do colaborador, com caminhos claros de evolução dentro da empresa e a demonstração do impacto da entrega do profissional nos objetivos do negócio, se mostrará fundamental para se destacar.
A Gen-Z busca clareza, propósito e autonomia. Lucinda Pullinger, executiva da IWG, empresa especializada em modelos híbridos de trabalho, alerta que essa geração está ganhando força, tanto em volume quanto em influência, e moldará as práticas corporativas nos próximos anos.
LEIA TAMBÉM!
Para acompanhar essa mudança, as empresas precisam avaliar suas ofertas e alinhar seus valores com os valores dos jovens profissionais, rompendo com a rigidez de horários e oferecendo jornadas mais conectadas com o bem-estar e o desenvolvimento pessoal.
Para alcançar alta performance em ambientes com profissionais jovens, as lideranças precisarão desenvolver habilidades de comunicação, escuta ativa e adaptação contínua. A capacidade de reagir às prioridades da nova geração se tornará um diferencial competitivo, especialmente na atração de talentos em um mercado com múltiplas opções para os profissionais mais qualificados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
