Um estudo recente, o Estudo Geracional Cielo 2025, lançou luz sobre as preferências de compra dos brasileiros, especialmente em relação ao uso de novas tecnologias de pagamento. O levantamento destaca um ponto crucial: a Geração Z tem impulsionado o uso de carteiras digitais, demonstrando uma mudança significativa no comportamento do consumidor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O estudo também ressalta que todas as gerações buscam por experiências de pagamento mais fluidas e sem complicações, com a confiança sendo um fator determinante na escolha.
Preferências de Pagamento por Geração
O estudo revelou que, embora existam diferenças de comportamento entre as gerações, a preocupação com o planejamento financeiro e a busca por conveniência são pontos de convergência. Nas lojas físicas, o cartão de crédito continua sendo a forma de pagamento mais utilizada por todos os grupos etários (64%), mas a Geração Z também tem aumentado o uso de carteiras digitais (19%) e Pix (17%).
LEIA TAMBÉM!
No ambiente de e-commerce, o Pix se iguala ao crédito à vista como principal método de pagamento em todas as gerações.
Importância da Confiança e Recompensas
Todas as gerações consideram o cartão de crédito como o meio de pagamento mais confiável, seguido pelo Pix. Além disso, benefícios como milhas, pontos e cashback continuam sendo importantes, especialmente para as gerações X e Baby Boomers (62%).
A agilidade e o hábito digital são mais valorizados pela Geração Z, enquanto as demais gerações priorizam a segurança e a confiança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A digitalização não criou barreiras entre as gerações, mas promoveu pontos de compatibilidade. Todas se preocupam com planejamento financeiro e pensam em como lidar com as despesas de forma organizada. Confiança passa a ser um atributo em comum na escolha do meio de pagamento, que acontece antes da decisão de compra, para uma jornada mais fluida, rápida e prática”, afirma Estanis Bassols, CEO da Cielo.
