Gestores reclamam da ausência de materiais e de serviços de manutenção em escolas municipais e solicitam reunião com a secretária

29/04/2025 às 9h40

Imagem PreCarregada
(Imagem da internet).

Relatório assinado por 35 gestores detalha desde a ausência de materiais de limpeza até questões estruturais; Câmara Municipal de Educação promove reunião extraordinária para 8 de maio.

Diretores de escolas municipais de Rio Claro se reuniram pela primeira vez para identificar os desafios no atendimento aos estudantes. O documento, enviado à Secretaria Municipal de Educação e ao Conselho Municipal de Educação, também inclui o pedido de reunião com a secretária Valéria Velis.

As irregularidades mencionadas no relatório incluem a falta contínua de itens, serviços e funcionários indispensáveis para o funcionamento das atividades escolares: produtos de limpeza, gêneros alimentícios, materiais de escritório; ausência de reposição de servidores – efetivos e terceirizados; materiais para pequenos reparos (chuveiros, torneiras, calhas, lâmpadas, tomadas, etc); manutenção de eletrodomésticos; equipamentos alugados; não atendimento e atendimento inadequado das ordens de serviço; ausência de resposta a ofícios e mensagens no portal.

Os educadores, em documento assinado por 35 diretores de escolas municipais, destacam que o pedido de reunião com a secretária de educação é uma atribuição e um direito, conforme o artigo 92, XI do Estatuto do Magistério, que estabelece a possibilidade de “reunir-se na Unidade Educacional para tratar de interesses da categoria e da educação em geral, desde que essa atividade não implique em prejuízo para as atividades educacionais e tenha anuência prévia da direção da escola”.

O conselho também foi destinado ao Conselho Municipal de Saúde. A presidente Rosemeire Archangelo informou que uma reunião extraordinária foi convocada para o dia 08 de maio para tratar da questão do não-atendimento da solicitação de reunião por parte da secretária. O conselho já tomou providências relacionadas às dificuldades enfrentadas nas escolas da rede municipal, inclusive encaminhando ao Ministério Público e para cada vereador e a presidência do Legislativo o resultado de uma pesquisa realizada junto às escolas que apontou falta de insumos e outros problemas também apontados no documento elaborado pelos diretores das unidades.

LEIA TAMBÉM:

Secretaria

A prefeitura esclarece que a secretária municipal de Educação já realizou reuniões com diretores e professores coordenadores das escolas, discutindo os temas apresentados no documento e as medidas que estão sendo implementadas pela Secretaria de Educação. A titular da pasta iniciou uma série de visitas às escolas para dialogar com a equipe gestora de cada unidade. Até a semana passada, quatro escolas foram visitadas. Nesta semana, agendada uma reunião e outras serão realizadas nas próximas semanas.

Fonte: Jornal Cidade

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.