Gilmar afirma que todos no STF admiram o regime chinês, porém confunde os líderes do país
O ministro aposentado citou uma frase atribuída a Xi Jinping, porém Barroso a corrigiu; a citação original era de Deng Xiaoping.
O ministro Gilmar Mendes, decano do STF (Supremo Tribunal Federal), declarou nesta 4ª feira (11.jun.2025) que todos os membros da Corte apreciam o sistema político chinês liderado por Xi Jinping. Contudo, ao mencionar uma citação atribuída à liderança chinesa, ele cometeu um equívoco.
Gilmar mencionou a citação “não importa a cor do gato, mas que ele cace o rato”, atribuindo-a a Xi Jinping. O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, corrigiu-o, afirmando que a frase é de Deng Xiaoping, líder chinês que governou o país durante os anos 1980.
Formulário de cadastro
Leia também:
Senado analisa indicação de Gonet para recondução como procurador-geral da República
‘Primata’ lança trailer impactante e se destaca na temporada de festivais
5 benefícios essenciais do INSS além da aposentadoria que você deve conhecer em 2025
Um pouco em todos nós somos admiradores do regime chinês, sim, do Xi Jinping, sim, que diz assim: “O importante… A cor do gato não importa, o importante é que ele caça o rato, sim”. E essa questão do público e do privado… , afirmou.
Assista.
Gilmar interrompeu a leitura do voto do ministro Cristiano Zanin, que votava pela responsabilização das redes.
A “Teoria do Gato” de Deng Xiaoping é uma filosofia que orientou as reformas econômicas da China. Ela sustenta que a “cor do gato”, o sistema econômico, é secundário. O que realmente importa é a sua capacidade de “caçar o rato”, impulsionar o desenvolvimento econômico e elevar o padrão de vida da população.
Entenda.
Zanin votou nesta quarta-feira (11.jun) para responsabilizar as redes sociais pela não remoção de conteúdos publicados por usuários após decisão judicial. Propôs, contudo, alguns critérios para a responsabilização.
O voto do ministro leva em conta a inconstitucionalidade parcial do artigo 19 do Marco Civil da Internet, que é objeto do debate. Assim, a contagem se estabelece em 5 a 1, favorável ao aumento da responsabilidade das redes sociais. Restam pendentes de decisão os ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Nunes Marques e Carmen Lúcia.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)