Gleisi e Rui Costa buscam Eunício Alcolumbre após resultado negativo no IOF e em CPI
Ministros se encontram com presidente do Senado na residência oficial; a aprovação final da elevação do IOF depende dos senadores.

Após a derrota do governo em duas ocasiões consecutivas no Congresso Nacional, os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) se reúnem com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), nesta quarta-feira (18.jun.2025).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A primeira derrota ocorreu com um voto expressivo, de 346 votos favoráveis, para aprovar o requerimento de urgência do PDL (Projeto de Decreto Legislativo) que revoga o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
No dia seguinte, o próprio Alcolumbre, em sua função de presidente do Congresso, leu o requerimento de instalação da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) para apurar os descontos irregulares no INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). A análise indica que a única possibilidade que restou ao Executivo é minimizar os prejuízos decorrentes dos depoimentos e das investigações.
LEIA TAMBÉM:
● O serviço PS Plus Extra remove jogos sem notificar os assinantes
● PlayStation: jogos com desconto de até R$ 20 – confira a seleção!
● O desenvolvedor Hideo Kojima pode abandonar a produção de jogos após o lançamento de “OD” e “Physint”
Gleisi e Rui já haviam realizado esse esforço de tentar minimizar prejuízos com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), na segunda-feira (16.jun). Alcançaram, no máximo, um acordo de não votação do mérito do PDL.
A sessão legislativa frequentemente fica vazia durante o período das festas juninas, visto que deputados e senadores retornam aos seus respectivos Estados para participar das celebrações tradicionais. O dia de São João é comemorado em 24 de junho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governo pretende aproveitar este período para tentar reativar e negociar a manutenção do decreto do ministro Fernando Haddad (Fazenda). Para isso, conta com um aumento na liberação de emendas nos próximos dias.
O Poder360 evidenciou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) intensificou a destinação de emendas parlamentares para deputados e senadores em face da perda enfrentada na Câmara com a aprovação do pedido de urgência do Projeto de Lei Ordinário (PDL).
O ambiente na Câmara é de que haverá a revogação do decreto do IOF. O governo, depende diretamente do Senado para impedir que o projeto avance.
A CPI, no Planalto, já acionou o plano de contenção de danos. A instalação da comissão, contudo, deve ocorrer para o próximo semestre, sendo que a única coisa que resta ao Executivo é conter os danos que possam surgir das oitivas e investigações.
Fonte por: Poder 360