A General Motors (GM) está investindo em tecnologia de direção parcialmente automatizada com o sistema “eyes-off driving”. Essa inovação permite que motoristas, em trechos específicos de rodovias nos Estados Unidos, reduzam o contato com o volante e a estrada, representando um passo importante em direção a veículos totalmente autônomos.
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A empresa planeja lançar o sistema inicialmente no Cadillac Escalade IQ até 2028.
Nível de Autonomia e Responsabilidade
O “eyes-off driving” é classificado como nível 3 na escala de seis níveis de autonomia. Apesar do potencial para uma condução mais relaxada, surgem questões importantes sobre a responsabilidade em caso de falhas do sistema. O motorista deve estar preparado para retomar o controle do veículo em situações inesperadas.
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A Dra. Alexandra Mueller, do Instituto de Segurança no Trânsito, ressaltou as preocupações sobre essa nova tecnologia. A responsabilidade em caso de falhas do sistema ainda é um ponto de debate.
Outras Montadoras e Desafios
Além da GM, outras montadoras como Ford, Stellantis (Jeep), Honda e Mercedes-Benz também estão desenvolvendo sistemas de nível 3. Empresas como Waymo (Alphabet/Google) e Tesla (Elon Musk) também estão avançando nesse campo.
Um dos maiores desafios é a falta de clareza sobre a divisão de responsabilidades em caso de acidentes. A regulamentação sobre o uso dessas tecnologias ainda é restrita e incerta nos Estados Unidos, sendo o nível 3 proibido na maioria das rodovias.
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Transparência e Segurança
A transparência se torna crucial para o avanço dos sistemas de piloto automático. É fundamental garantir que a segurança de todos os usuários da via – motoristas e pedestres – não seja comprometida. A tecnologia deve auxiliar, e não representar um risco adicional.
