Gonete cometeu um erro durante o depoimento de Aldo Rebelo ao STF: “Joguei tudo para o chão”
O procurador da República iniciou a entrevista com “o senhor acredita”, – uma abordagem incomum em questionamentos.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, deixou o microfone ligado e proferiu um comentário dizendo que “fez cagada” durante a oitiva do ex-ministro da Defesa, Aldo Rebelo, no Supremo Tribunal Federal, na sexta-feira 23. Ele compareceu à Corte como testemunha de defesa do ex-comandante da Marinha Almir Garnier, investigado na ação penal sobre a trama golpista para manter Jair Bolsonaro no poder, em 2022.
O procurador iniciou uma pergunta ao depoente com “o senhor acredita”, o que não é usual em interrogatórios, visto que testemunhas “relatam fatos, e não opiniões”, segundo advogados envolvidos no caso. Com a indagação, Gonet procurava verificar se, sem o Exército, a Marinha conseguiria romper a ordem institucional no Brasil.
No mesmo instante, o advogado de Garnier, Demésthenes Torres, interrompeu o questionamento para indicar que, “se ele não podia fazer afirmações ou pedir opiniões”, Gonet também não podia. O ministro do STF Alexandre de Moraes, que presidía a audiência, recomendou que o chefe da PGR reformulasse a pergunta.
Leia também:
Senado analisa indicação de Gonet para recondução como procurador-geral da República
‘Primata’ lança trailer impactante e se destaca na temporada de festivais
5 benefícios essenciais do INSS além da aposentadoria que você deve conhecer em 2025
Nesse instante, Gonet, que estava sendo ouvido em videoconferência como os demais, falou com as mãos nos lábios: “Errei feio agora”. O microfone dele estava aberto e o áudio foi transmitido.
A plateia acompanhando a sessão riu e o depoimento prosseguiu. O procurador do MPF reformulou a questão e Aldo Rebelo respondeu que a Marinha, isoladamente, não conseguiria liderar um golpe.
Antes, o ex-ministro da Defesa durante o governo Dilma Rousseff fora advertido por Moraes durante o depoimento. “Se o senhor não se comportar, o senhor será preso por desacato”, declarou o ministro do STF após receber uma resposta que o desagradou.
Fonte: Carta Capital
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)