Google adiciona novos recursos de inteligência artificial ao Gmail, Meet e Docs

A reunião anual de desenvolvedores da empresa ocorreu na terça-feira, 20.

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Google revelou, em sua conferência anual I/O em Mountain View, Califórnia, uma série de aprimoramentos e novidades acerca da inteligência artificial (IA). Dentre os anúncios, feitos na terça-feira (20), está a inclusão da tecnologia no Workspace, que engloba ferramentas como Gmail, Meet e Docs.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As atualizações possibilitam que os usuários respondam a e-mails com maior rapidez, se conectem em outros idiomas e escrevam a partir de fontes relevantes.

Verifique, a seguir, as alterações principais.

LEIA TAMBÉM!

Gemini integrado ao Gmail.

Uma das iniciativas do Google é a integração do Gemini, a ferramenta de IA da empresa, para fornecer respostas inteligentes e personalizadas no Gmail.

A Gemini poderá obter informações de e-mails antigos e do Google Drive, oferecendo sugestões de respostas com detalhes mais específicos e relevantes. Além disso, a inteligência artificial se adaptará ao seu estilo de comunicação (formal ou informal) para que as respostas pareçam mais genuínas.

O Gemini no Gmail também pode realizar ações como exclusão e arquivamento de e-mails. Para isso, basta instruí-lo, por exemplo, dizendo: “Exclua todos os meus e-mails não lidos do ano passado da The Groomed Paw”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Adicionalmente, a empresa anunciou o agendamento rápido de compromissos integrado ao Gmail, onde o Gemini identifica quando o usuário tenta marcar uma reunião e apresenta um lembrete relevante, simplificando o compartilhamento da página de agenda diretamente no Gmail, diminuindo consideravelmente o tempo e o esforço dedicados à coordenação de agendas.

De acordo com o Google, as novidades serão lançadas para todos os usuários no próximo trimestre.

Tradução de voz no Google Meet

No evento, o Google também anunciou a tradução de voz no Google Meet, que será lançado inicialmente para os usuários.

O novo recurso traduz a fala para o idioma do ouvinte, em tempo real com baixa latência e mantendo a voz, o tom e a expressão do usuário. A tradução de fala no Google Meet começará a ser disponibilizada para assinantes dos planos beta Pro e Ultra do Google AI, inicialmente em inglês e espanhol, com mais idiomas disponíveis nas próximas semanas.

Imagem 4 no Workspace

O Google lançou o Imagen 4, um dos novos modelos da empresa que gera vídeos e imagens. Permite a criação de visuais mais ricos e detalhados com facilidade, com ortografia e renderização de textos mais precisas.

O Imagen 4 tem a capacidade de gerar imagens em diferentes formatos e com resolução de até 2k, sendo ainda melhor para impressões ou apresentações, e oferece nitidez inigualável em detalhes minuciosos, como tecidos, gotas d’água e pelos de animais, e se sobressai tanto em estilos fotorealistas quanto abstratos.

A ferramenta está disponível no app Gemini, Whisk, Vertex AI e nos aplicativos Apresentações, Vídeos, Documentos e outros no Workspace a partir de terça-feira (20).

Assistência à redação fundamentada na fonte, no Google Docs.

O Google também lançou o recurso “Auxílio à escrita baseado na fonte”, no Google Docs. Com ele, o usuário poderá conectar diretamente quaisquer apresentações, dados e relatórios relevantes a um documento. O Gemini extrairá apenas dessas fontes ao fornecer assistência de escrita, mantendo as sugestões focadas e fundamentadas em conteúdo confiável.

A empresa informa que o recurso estará disponível para todos os usuários no próximo semestre.

Explore 10 alternativas ao ChatGPT: descubra IAs com diferentes soluções.

Fonte: CNN Brasil

Sair da versão mobile