Governador solicita aos estudantes que defendam a democracia americana

O presidente do banco central norte-americano, Jerome Powell, discutiu liberdade acadêmica e autonomia em Princeton.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente do Fed, Jerome Powell, instou os estudantes universitários a defenderem a democracia dos Estados Unidos em seu discurso na cerimônia de formatura da Universidade de Princeton, no domingo (25.mai.2025).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Powell destacou as universidades americanas como um recurso nacional fundamental e afirmou que, em períodos de dificuldades políticas e sociais, é imprescindível que elas permaneçam como ambientes de discussão aberta e reflexão crítica.

Formulário de cadastro

LEIA TAMBÉM!

Ele também alertou sobre os riscos de ataques à liberdade acadêmica e à autonomia institucional. “Lideramos o mundo de tantas maneiras, incluindo em inovação científica e dinamismo econômico”, disse Powell. “Nossas grandes universidades são invejadas pelo mundo e um ativo nacional crucial”.

A Universidade de Princeton é uma das oito instituições que compõem a Ivy League, grupo que ocupa os primeiros lugares nos rankings internacionais de ensino superior, incluindo a Harvard.

A declaração de Powell se dá dias após o governo Trump ter implementado ações contra universidades norte-americanas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente dos Estados Unidos proibiu a Universidade Harvard de admitir estudantes internacionais e cancelou vistos de estudantes. O governo também exigiu que instituições de ensino superior apresentassem informações sobre alunos envolvidos em manifestações.

O presidente do Fed alertou aos estudantes de Princeton que nada deve ser considerado garantido. “Ao olharem para trás daqui a 50 anos, vocês vão querer saber que fizeram o que fosse necessário para preservar e fortalecer nossa democracia, e se aproximar cada vez mais dos ideais atemporais dos fundadores”, declarou.

O presidente americano, que nomeou Powell para o cargo durante seu primeiro mandato, o criticou, referindo-se a ele como “grande perdedor” após a decisão do Fed de manter as taxas de juros entre 5,25% e 5,5%.

Powell encorajou os estudantes a correrem riscos, a ponderarem o serviço público e a preservarem sua integridade “cuidadosamente”.

“Em cinquenta anos, vocês serão capazes de olhar no espelho e saber que agiram de acordo com o que acreditavam ser correto, em cada etapa da vida”, afirmou o presidente do Fed. “No final das contas, sua integridade é tudo o que você tem”, declarou em Princeton.

Com informações do Financial Times.

Fonte: Poder 360

Sair da versão mobile