Governo almeja maior investimento chinês para o projeto “Norte Conectado”

O ministro das Comunicações apresentou o programa Norte Conectado, que visa a expansão da internet de banda larga para 400 empresários em Pequim.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, apresentou o Programa Norte Conectado a 400 empresários na segunda-feira (12.mai.2025) no Seminário Econômico Brasil-China, em Pequim. Ele afirmou que a cooperação entre os países tem potencial para ampliar a conectividade de banda larga em comunidades remotas do Norte do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Programa Norte Conectado é uma iniciativa do Governo Federal que visa ampliar a infraestrutura de comunicações na região amazônica, através da instalação de cabos de fibra óptica subaquíferos nos cursos dos rios.

O ministro declarou que o Brasil se encontra em um período de expansão da infraestrutura de conectividade, o que proporciona novas oportunidades para investidores estrangeiros.

LEIA TAMBÉM!

Já temos bons exemplos em andamento: a empresa chinesa ZTE, por exemplo, participa do programa Norte Conectado, fornecendo equipamentos estratégicos para as infravias da Amazônia. É uma demonstração clara de como a parceria Brasil-China pode gerar resultados concretos e levar conectividade a regiões antes isoladas do país.

Siqueira Filho destacou o potencial do Brasil como mercado consumidor e produtor de soluções digitais. Ele afirmou que o governo brasileiro tem incentivado um ambiente regulatório estável e seguro, com legislação clara e políticas públicas direcionadas à transformação digital.

O Brasil está preparado para acompanhar o crescimento e o Ministério das Comunicações se mostra disponível para construir conexões. será possível ampliar as oportunidades de geração de empregos, oferecer mais serviços e implementar políticas públicas de inclusão digital, além de promover novas tecnologias para a população brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

TV 3.0

O Brasil iniciou a implementação da TV 3.0, que está sendo testada em algumas cidades do país.

O ministério pretende que a implementação ocorra ainda em 2025. O projeto deve operar em todo o país até a próxima edição da Copa do Mundo, em junho de 2026.

A TV 3.0 é uma versão atualizada do SBTVD-T (Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre). Combina a transmissão de TV aberta com recursos da internet. Na prática, converte os aparelhos de televisão em sistemas inteligentes.

A visita oficial do ministro à China, acompanhada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), visa consolidar os laços diplomáticos e expandir as relações comerciais e tecnológicas entre os países.

Fonte: Poder 360

Sair da versão mobile