Governo altera critérios para beneficiários que saem do programa Bolsa Família
A partir de agora, indivíduos que excederem o limite de renda permanecerão no programa por um ano; a regra anterior estabelecia dois anos de transição.
O Governo Federal anunciou alterações na Regra de Proteção, aplicável a indivíduos que sofreram aumento de renda e, perderam o direito ao Bolsa Família. A partir de agora, essas pessoas poderão permanecer no programa por 12 meses – a regra anterior estabelecia 24 meses. A nova regra entrará em vigor em junho (na folha de pagamentos de julho).
Atualmente, o valor do Bolsa Família é de 218 reais por pessoa ao mês. Caso haja aumento na renda, como a obtenção de um novo emprego ou aumento salarial, é preciso recalcular para confirmar se a família ainda se enquadra nos critérios para receber o benefício.
A Regra de Proteção estabelece que famílias com aumento de renda não saem imediatamente do Bolsa Família. Durante o período de vigência da regra (atualmente de um ano), o núcleo familiar recebe a metade do valor anterior. No entanto, a renda por pessoa da família não pode exceder metade do salário mínimo.
Leia também:
Governo do Rio: Comissão pede investigação criminal contra governador (PL)
CNH: Proposta Busca Reduzir Custos de Obtenção em Até 80%
Ex-ajudante de Bolsonaro, Cid, cumpre pena em regime aberto sob ordem de Moraes
O governo declarou ter modificado o regulamento em razão da recuperação econômica e do aumento do mercado de trabalho formal, ressaltando que o novo limite está em consonância com a linha de pobreza internacional, baseada em estudos sobre a distribuição de renda em diversos países.
“Ao estabelecer o novo prazo em 12 meses, asseguramos que essas famílias tenham tempo adequado para obter o seguro-desemprego e outros benefícios da seguridade social, evitando a falta de proteção”, declarou Eliane Aquino, secretária nacional de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Famílias que já estavam na Regra de Proteção até junho serão isentas. Quem já recebia metade do valor anterior do Bolsa Família continuará com o benefício até completar 24 meses da transição.
Fonte: Carta Capital
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)