Governo busca acelerar regulamentação do balismo após incidente em Santa Catarina
O Ministério do Turismo realizará reunião com os envolvidos no tema na próxima semana.
O Ministério do Turismo planeja discutir com os interessados a regulamentação da exploração do balonismo para fins turísticos na próxima semana.
O órgão lamentou a queda de um balão que pegou fogo no ar e caiu no sábado (21.jun) durante um passeio turístico com 21 pessoas a bordo na cidade de Praia Grande, em Santa Catarina. Oito pessoas morreram no acidente, carbonizadas ou ao pular para fugir das chamas.
O ministério informou que espera, até a próxima semana, um avanço considerável no processo, em razão de uma reunião com as partes interessadas no tema, após discutir o assunto desde o início do ano.
Leia também:
Senado analisa indicação de Gonet para recondução como procurador-geral da República
‘Primata’ lança trailer impactante e se destaca na temporada de festivais
5 benefícios essenciais do INSS além da aposentadoria que você deve conhecer em 2025
A Agência Nacional de Aviação Civil esclareceu que o balonismo é praticado no Brasil como “atividade aerodesportiva”, sendo os voos realizados “por conta e risco dos envolvidos”.
Não há no país, por exemplo, nenhuma habilitação técnica para pilotos de balões de ar quente nem certificação para atestar a segurança das aeronaves.
O Ministério afirma que a meta do governo é estabelecer uma regulamentação específica e clara para a operação de voos de balão em atividades turísticas, buscando assegurar a segurança dos envolvidos e fomentar o crescimento desse setor no Brasil.
O Sebrae participa das discussões para regulamentar o turismo de balões no país.
As prefeituras de Praia Grande (SC) e Torres (RS), esta última reconhecida como capital brasileira do balonismo, buscam há anos uma regulamentação e maior profissionalização da atividade, em razão do crescimento da prática e do impacto dos passeios turísticos sobre a economia regional nos últimos anos.
As duas cidades estão em uma região com cânions de grande beleza cênica, como os encontrados nos parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, além de possuírem condições geográficas e meteorológicas favoráveis para a prática do balonismo.
A Confederação Brasileira de Balonismo esclareceu, ainda no sábado, que seu objetivo é promover a prática esportiva do balonismo, sem exercer competência para regular ou fiscalizar voos turísticos em balões de ar quente.
No momento delicado, manifestamos nosso respeito e sentimento às famílias enlutadas. Esperamos que encontrem força para superar este momento irreparável. Manteremos atenção aos desdobramentos do caso e estaremos disponíveis para apoiar no que for legalmente possível, dentro de nossas atribuições.
Com informações da Agência Brasil.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)