Governo busca esclarecimentos de China sobre ferrovia bioceânica ligada aos Brics

O Tebet lidera o tema na China e informou à CNN que as empresas estatais do país continuam avaliando as ferrovias brasileiras.

13/05/2025 11h39

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O governo brasileiro busca informações das empresas estatais chinesas sobre a viabilidade de investimentos em ferrovias no Brasil até a Cúpula dos Brics, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de julho no Rio de Janeiro. Desbloquear esta questão é um dos objetivos centrais da delegação brasileira em visita à Ásia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, lidera as discussões sobre o tema e informou à CNN que os chineses continuam analisando o projeto. O objetivo é obter uma resposta até a chegada de Xi Jinping à capital fluminense.

Visa atrair a atenção da China para projetos ferroviários que permitam a criação de um corredor bioceânico, conectando o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico na América do Sul.

Leia também:

No Brasil, propõe-se captar recursos financeiros para as ferrovias de Integração Centro-Oeste (Fico) e de Integração Leste-Oeste (Fiol). Essa via férrea de 2,7 mil quilômetros atravessaria o país de leste a oeste, abrangendo os estados da Bahia, Tocantins, Goiás e Mato Grosso.

forma clara

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O projeto fazia parte de uma rota de escoamento de mercadorias que se estendia para o oeste, culminando no Porto de Chancay, no Peru – megaprojeto que envolveu US$ 3,5 bilhões em investimento chinês e atuava como “porta de saída” para que produtos da América do Sul fossem direcionados à Ásia.

Brasil pode assumir posição de liderança na transição para um mercado de baixo carbono.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.