Internacional

Governo de Milei na Argentina vai enviar conta do custo da operação policial aos manifestantes


Governo de Milei na Argentina vai enviar conta do custo da operação policial aos manifestantes
(Foto Reprodução da Internet)

O governo de Javier Milei anunciou que enviará às organizações sociais e de esquerda uma cobrança referente aos gastos da operação policial ocorrida no centro de Buenos Aires na última quarta-feira (20), com o objetivo de evitar que manifestantes bloqueassem as ruas da cidade.

“A operação teve um custo elevado. Nas próximas horas, será calculado o valor exato, e cada organização participante receberá um boleto para o pagamento desses custos. Essas organizações serão responsáveis por arcar com os gastos, que foram feitos em prol da paz e da liberação das vias de circulação para todos os argentinos”, explicou Manuel Adorni, porta-voz da presidência, nesta quinta-feira (21).

A ministra da Segurança, Patricia Bullrich, já havia anunciado, quando divulgou um novo protocolo contra bloqueios de rua por manifestantes, que organizações pagariam pelo custo das operações.

“Ele disse que o Estado não irá cobrir os custos para usar a força de segurança, e que as organizações terão que arcar com essas despesas.”

O protesto aconteceu em um clima tenso porque o governo havia ameaçado retirar benefícios sociais dos manifestantes que bloqueassem as ruas. Além disso, eles prometeram também identificar os participantes e denunciar as mães que levassem crianças para o protesto.

Organizações de esquerda como Polo Obrero, Movimento Socialista dos Trabalhadores e Aposentados Insurgentes saíram às ruas para protestar contra cortes de gastos públicos anunciados pelo governo Milei.

Muitos policiais, incluindo a Gendarmeria Nacional e a Polícia Federal, conseguiram evitar que os manifestantes bloqueassem avenidas ou ocupassem as calçadas na maioria das vezes.

O protesto foi tranquilo na maior parte do tempo, com apenas alguns incidentes leves que envolveram empurrões entre policiais e manifestantes. Duas pessoas foram presas e um policial ficou ferido.


🔥 Recomendado para voçê 🔥