A política tarifária do governo de Donald Trump influenciou economias globais, incluindo a do Brasil exportador. Minas Gerais, notavelmente afetado, necessitou tomar providências. Diante da situação econômica complexa, o governo mineiro implementou um conjunto de ações estratégicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Visa-se reduzir as consequências da política tarifária de Trump, salvaguardar postos de trabalho e assegurar a viabilidade econômica da região. As ações incluem benefícios fiscais, financiamento facilitado para exportadores nacionais e iniciativas de treinamento profissional.
O tarifário de Trump e seus impactos em Minas Gerais.
As taxas cobradas ocasionaram o aumento dos preços das exportações de mineração do estado de Minas Gerais, em especial no agronegócio e na mineração. A competitividade dos produtos foi prejudicada, causando uma queda nas vendas internacionais e um risco de perda de postos de trabalho. Números do governo mineiro indicam uma diminuição de 15% nas exportações para os Estados Unidos após a adoção das tarifas.
LEIA TAMBÉM!
Governo Minas planeja medidas estratégicas.
Apoio a trabalhadores e empresas do setor de mineração.
O pacote lançado por Minas Gerais tem como objetivo apoiar empresas de diferentes portes e trabalhadores dos setores impactados. A previsão é que aproximadamente 80% das empresas exportadoras mineiras, notadamente do setor agropecuário, se beneficiem dessas ações.
Essa resposta estratégica de Minas Gerais visa reduzir os prejuízos causados pelo impacto de Trump. O foco está em manter uma economia estadual forte e menos suscetível a instabilidades do mercado internacional. A adaptação e a inovação se configuram como princípios fundamentais para lidar com os desafios globais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: FDR