Governo de Minas Gerais considera a adesão ao programa de renegociação de dívidas como “solução”

O governo de Zema apresentará à Assembleia de Minas Gerais um conjunto de projetos visando a adesão do estado ao Propag. A privatização ou federalização de empresas estatais depende de acordo com o vice-governador.

06/05/2025 19h09

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Em meio às negociações e debates sobre o Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados com a União (Propag), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), utilizou a abertura do 40º Congresso Mineiro dos Municípios para defender a adesão do estado ao programa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Propag, que estamos buscando ter adesão e a nossa Assembleia Legislativa de Minas Gerais validará, irá pavimentar o caminho de Minas Gerais para o futuro. Nos últimos anos, fomos um estado muito penalizado com o pagamento de taxas elevadas pelo governo federal e o Propag oferece a solução.

O vice-governador Mateus Simões (Novo) também esteve presente no evento e informou que o pacote de medidas para a adesão do estado ao Propag será encaminhado à Assembleia Legislativa de Minas nesta quarta-feira (7).

LEIA TAMBÉM:

Na quinta-feira (8), o governo deve se reunir com parlamentares para apresentar os detalhes desses projetos.

Nos próximos dias, Zema e Simões também devem visitar os chefes de Poderes locais para discutir o programa. “Todos são afetados devido às questões orçamentárias que surgem com isso”, declarou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O vice-governador também foi questionado sobre as empresas estatais Cemig e Copasa, durante a renegociação de dívidas com a União.

A Cemig e a Copasa são etapas essenciais do Propag. Se elas vão ser vendidas para que o dinheiro seja revertido para o Propag ou se elas serão federalizadas, é uma decisão que depende do governo federal. O ministro Haddad (Fernando Haddad, da Fazenda) é quem tem que dizer.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.