Governo de Minas Gerais lança unidade de inteligência para combater a violência em instituições de ensino
O projeto obteve investimento de R$ 3 milhões do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais inaugurou, na terça-feira (20), o Centro Integrado de Inteligência Cibernética (Ciberint). O espaço é o primeiro dedicado à atuação na prevenção, neutralização e repressão a crimes relacionados a discursos extremistas e violência em instituições de ensino.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O espaço foi equipado com computadores atuais, com tecnologia sofisticada, possibilitando que representantes de diversas instituições trabalhassem de maneira coordenada no acompanhamento de redes sociais, jogos online, fontes abertas, deep web e dark web, detectando riscos de ataques em escolas e no enfrentamento de outros delitos cibernéticos.
O projeto recebeu um investimento de R$ 3 milhões do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) após competir com outros 700 projetos. O Ciberint obteve a primeira colocação e o valor foi empregado na estruturação do laboratório localizado.
LEIA TAMBÉM:
● Polícia Militar abre estrada com viatura para resgatar criança em Minas Gerais
● Líder religioso acusado de estupro e violência sexual em Minas Gerais
● Alunos do colégio receberam carta com acusação, relata polícia
O governo de Minas Gerais acredita que o investimento em tecnologia e conhecimento cibernético, voltado para o uso de ambientes frequentados por jovens na internet, possibilitará a prevenção e a neutralização de ataques.
O Ciberint também será um centro de pesquisa, recebimento, tratamento e divulgação de denúncias entre todas as instituições com atuação na temática. O governo afirma que atua desde 2023 para prevenir a violência nas escolas, no entanto, a complexidade para evitar o uso da internet na organização de crimes nas escolas exigia recursos mais modernos e o Ciberint surgiu com esse propósito, com um ágil compartilhamento de informações entre as forças de segurança e instituições parceiras, como o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governo declarou que a estrutura também será utilizada em investigações após a ocorrência de crimes.
Será utilizado para isso, mas o nosso principal objetivo é identificar aqueles jovens que estejam em situação que demande a atuação da família, da justiça, das estruturas médicas. Já temos vários casos que foram resolvidos a partir do nosso esforço digital. Até o momento, 43 casos já foram solucionados e ataques impedidos pela atuação das nossas polícias. Temos certeza que, com essa nova estrutura, esse número vai crescer exponencialmente, afirmou o vice governador Mateus Simões (Novo).
O Ciberint operará na sede da Agência Central de Inteligência da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) no Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
Fonte: CNN Brasil