Revitalização do Centro de São Paulo: Governo Abre Edifícios Icônicos para Parcerias
O governo de São Paulo está buscando atrair investimentos para revitalizar o centro da capital. O plano prevê a concessão de três prédios públicos históricos – o antigo Banco de São Paulo, o Edifício Saldanha Marinho e o Hotel Esplanada – para a iniciativa privada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A iniciativa faz parte de um projeto mais amplo de requalificação do centro da cidade, buscando movimentar a região e resgatar seu antigo “sentimento”.
Os edifícios, tombados pelo Condephaat, incluem o imponente Edifício São Paulo, com um cofre preservado que pode ser transformado em um bar, e o terraço do prédio da Secretaria de Segurança Pública, que poderia ser utilizado para eventos como um “rooftop”.
LEIA TAMBÉM!
O Hotel Esplanada, localizado ao lado do Theatro Municipal, tem o objetivo de voltar a ser um hotel, aproveitando sua localização privilegiada.
Detalhes do Plano de Revitalização
O governo não pretende apenas ceder o espaço aos investidores. A expectativa é que a iniciativa privada contribua com ações para aumentar a circulação de pessoas e o aproveitamento dos locais. A Secretaria de Justiça e Cidadania, por exemplo, já foi parcialmente transferida para o Palácio dos Campos Elíseos, onde funcionará a partir de 2024.
Cronograma e Investimentos
O edital de Parceria Público-Privada (PPP) foi republicado com nova data para o leilão: 26 de fevereiro. A mudança no cronograma foi solicitada pelas empresas interessadas, que precisam de mais tempo para apresentar garantias e documentações. O projeto total prevê investimentos de R$ 6 bilhões, incluindo a construção de sete edifícios e dez torres no bairro dos Campos Elíseos, além do restauro de 17 imóveis tombados e a ampliação das áreas verdes do Parque Princesa Isabel.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Novas Estruturas e Imprevistos
Além da construção do novo centro administrativo, o projeto inclui a construção de um anexo de vidro próximo ao Palácio dos Campos Elíseos para abrigar a Casa Militar e um prédio exclusivo para a Polícia Militar. A administração também está restaurando mobiliário original para receber visitas oficiais no Palácio.
A mudança completa para o Palácio dos Campos Elíseos está prevista para 2030.
