Governo do Amapá institui situação de emergência em saúde pública
A declaração se deve ao elevado número de pacientes com doenças respiratórias internados nos hospitais do sistema público do estado.

A Secretaria de Saúde do Amapá anunciou estado de emergência em saúde pública na terça-feira (20). A medida foi motivada pelo aumento no número de pacientes, notadamente crianças, apresentando síndromes respiratórias nos hospitais do sistema público estadual.
De acordo com a mais recente avaliação do governo, os hospitais da Criança e do Adolescente (HCA) e o Pronto Atendimento Infantil (PAI) apresentam os maiores índices de ocupação, com 100% dos leitos clínicos e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados. No período mais recente, houve um incremento de 25% nas internações.
Entre abril e 20 de maio, o PAI identificou 1.215 crianças com gripe e 257 pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), enfermidade que se encontra em nível de alerta ou risco. Há também registros de Influenza A e B e Covid-19 no estado.
Leia também:

Preso, pedófilo, mantinha consumo de pornografia infantil em cela no Amapá

Indivíduos brasileiros que estão foragidos são extradiados da Guiana Francesa para o Amapá

Mape espera semana com chuvas
Para assegurar o atendimento aos pacientes, estão previstas a ampliação do número de leitos, a otimização do fluxo de atendimento e a adequação de salas vermelhas de suporte avançado à vida, atuando como semi-intensivas, e salas brancas, com o objetivo de reduzir a contaminação.
O Hospital Mãe Luzia contabilizou, de janeiro até quarta-feira (21), 51 casos de bebês com até 28 dias de vida e doenças respiratórias, sendo 14 atendidos na Unidade de Terapia Neonatal e quatro necessitaram de intubação. A maioria dos recém-nascidos já havia recebido alta e contraiu o vírus em casa.
Já no Hospital Estadual de Santana, 3.044 pacientes foram admitidos com sintomas de problemas respiratórios.
Fonte: CNN Brasil
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)