Governo do Reino Unido assume controle da operação ferroviária
A South Western Railways retomou o controle estatal após o encerramento da concessão. A meta do primeiro-ministro Keir Starmer é a reestatização da totalidade da rede, com previsão de conclusão até 2027.

A empresa britânica de trens South Western Railways, que opera em Londres e nas regiões sudeste e sudoeste da Inglaterra, retornou ao controle estatal neste domingo 25, dando início à reestatização da operação de trens desejada pelo governo trabalhista vigente.
Com a posse em julho de 2024, o primeiro-ministro Keir Starmer anunciou um extenso projeto para retomar o controle da rede ferroviária britânica, após a sua privatização na metade da década de 1990.
“Hoje representa um ponto crucial em nosso esforço para restabelecer os serviços ferroviários de transporte de passageiros”, declarou a secretária de Transportes, Heidi Alexander, em um comunicado.
LEIA TAMBÉM:
● Leão XIV assume a presidência do cargo de bispo de Roma
● A Rússia atacou Kiev com drones e mísseis; 17 indivíduos sofreram ferimentos
● Trump assina decretos para fortalecer a energia nuclear nos Estados Unidos
O serviço da South Western passou a ser de propriedade pública às 1h59, horário local; contudo, o primeiro trajeto a ser operado sob a nova propriedade foi realizado por um ônibus, devido a serviços de engenharia na via.
Em que momento o Reino Unido privatizou suas ferrovias?
As ferrovias britânicas atualmente possuem má reputação, devido a cancelamentos constantes, tarifas elevadas de bilhetes e incertezas quanto às linhas em que podem ser utilizados.
Os sindicatos dos ferroviários, que promoveram diversas greves em razão dos salários nos últimos anos, expressaram satisfação com a reestatização. “Todos no setor ferroviário sabem que a privatização não funcionou e não funciona”, declarou Mick Whelan, secretário-geral do sindicato Aslef.
A privatização dos serviços ferroviários do Reino Unido ocorreu por volta da metade da década de 1990, durante o governo do primeiro-ministro conservador John Major, ainda que a rede ferroviária permanecesse sob gestão pública, através da Network Rail.
Aprovada em novembro, uma lei permitiu que as 14 empresas ferroviárias do país retornassem ao controle público após o término de seus contratos, que ocorreriam no máximo em 2027 ou antes, em caso de desempenho insatisfatório.
A concessão da South Western Railways expirou. Os serviços das operadoras Southeastern e da Eastern devem ser nacionalizados até o final de 2025. Todas as operações serão assumidas pela nova estatal Great British Railways.
Quatro empresas já haviam sido submetidas à fiscalização pública em razão de seu desempenho insatisfatório, embora essas ações tivessem caráter provisório.
Compromisso de eliminar a fragmentação da rede
A secretária de Transportes, Heidi Alexander, declarou que a readaptação das operações ferroviárias encerra “30 anos de fragmentação”, ainda que a alteração represente um processo demorado.
O governo trabalhista alega que a reestatização economizará até 150 milhões de libras (R$ 1,1 bilhão) anualmente em pagamentos de compensações às operadoras ferroviárias.
Os sistemas ferroviários da Irlanda do Norte, da Escócia e do País de Gales são todos gerenciados pelo governo.
Na Alemanha, a maior parte dos trens e da infraestrutura ferroviária é de propriedade da empresa estatal Deutsche Bahn (DB).
(DW, AFP, ots)
Fonte: Carta Capital