Rio de Janeiro

Governo do Rio lança plano de segurança para apresentação de Lady Gaga

O Governo do Rio de Janeiro implementou um plano de segurança e serviços públicos específico para atender aos mais de 1,6 milhão de fãs que compareceram ao show da cantora Lady Gaga, na praia de Copacabana, no sábado (3).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O espetáculo da artista americana está programado para começar às 21h45, com término às 0h15. Diferentemente do que se discutia nas redes sociais, os artistas de abertura serão DJs.

A polícia e outras forças de segurança estão presentes desde há dias em frente ao Copacabana Palace, onde Gaga está hospedada, e nas proximidades da praia para a instalação do palco e a organização do show.

Observe como os órgãos estaduais irão atuar para assegurar a segurança e os direitos dos participantes no evento.

LEIA TAMBÉM!

Polícia Militar e Civil

A PM executa patrulhamento ostensivo, com mais de 3 mil agentes, 70 viaturas, 78 torres de observação, grupos de policiais especializados em patrulhamento de multidões, dois drones com tecnologia de reconhecimento facial, 48 motopatrulhas, seis quadriciclos e 12 câmeras adicionais de reconhecimento facial na Avenida Nossa Senhora de Copacabana.

Na área do evento, foram instalados 18 pontos de bloqueio e 18 pontos de revista com reconhecimento facial. O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), localizado próximo ao local do show, monitora imagens de câmeras instaladas na quadra do hotel, juntamente com drones.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A segurança do evento da Polícia Militar se estende até o dia 4.

A Polícia Civil mobilizou 1.500 agentes para o evento. Unidades de flagrantes operam nas delegacias de Copacabana (12ª DP), Leblon (14ª DP) e Ipanema (13ª DP), onde também atua o Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos.

Manuais bilíngues estão disponíveis nas delegacias próximas ao local do evento. A Coordenadoria de Operações Especiais (COE) também está à disposição.

Lei Seca

O governo intensificou as operações de blitzes nos dias de trabalho da força-tarefa de segurança pública, com a Região Metropolitana recebendo um número maior de fiscalizações. Os agentes também atuam diariamente nas praias com ações de conscientização sobre o risco de mistura de álcool e direção.

Corpo de Bombeiros

A operação mobilizou 400 bombeiros militares que atuam nas frentes terrestre, aérea e marítima, na Praia de Copacabana. Três unidades operacionais estão de prontidão para emergências e 12 postos de salva-vidas estão ativos até o fim do evento, além de drones com câmeras térmicas que dão apoio à ação.

Médicos, enfermeiros, combatentes, guardas-vidas, tripulantes, operadores de embarcações e drones, além de pilotos e mergulhadores, atuam na força-tarefa. Os Bombeiros utilizam aeronaves, motos aquáticas, barcos infláveis, ambulâncias, lanchas, viaturas de busca e salvamento para responder a emergências.

Saúde

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Copacabana e Botafogo receberam reforço de equipes e insumos, além de duas ambulâncias avançadas disponíveis nos centros de saúde.

Transporte

As estações do metrô de Copacabana operam continuamente, das 5h de sábado (3) até as 23h de domingo (4). O governo sugere que os passageiros utilizem preferencialmente a estação Siqueira Campos para embarque e desembarque. A estação Cardeal Arcoverde funciona somente para desembarque, das 16h às 22h.

Os trens operam com composições adicionais na Estação Central do Brasil, que é a única aberta para embarque. O terminal reabrirá à meia-noite para atendimento após o término do evento.

Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro

A Cedae opera com dois pontos de abastecimento d’água situados próximos ao palco principal (na Rua Duvivier) e na área VIP (na Rua Rodolfo Dantas).

A estrutura dispõe de dois caminhões-pipa para abastecer mais de 100 bombas d’água, além da frota de hidratação e o “Pingo”, mascote em formato de gota com bicas e borrifadores. Os postos de hidratação da Cedae atendem o público das 10h de sábado às 2h de domingo.

As unidades móveis contam com tecnologia para manter a água gelada, assegurando sua potabilidade por meio de análises periódicas. O serviço é executado por aguadeiros, que distribuem a água em recipientes biodegradáveis.

Fonte: CNN Brasil

Sair da versão mobile