Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Política
  3. Governo e oposição discordam sobre a decisão do STF em relação a Ramagem

Governo e oposição discordam sobre a decisão do STF em relação a Ramagem

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal tem, majoritariamente, entendimento de que apenas dois dos cinco crimes sob investigação contra Ramagem podem ter seu processo suspenso.

Por: Redação ZéNewsAi

09/05/2025 21:27

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Deputados da base governista e da oposição comentaram nesta sexta-feira (9) a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou a suspensão parcial da ação penal contra o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ).

A decisão da maioria ocorreu dias após a Câmara dos Deputados suspender, integralmente, a ação penal que apura uma tentativa de golpe de Estado, em 2022. Pela decisão do STF, dos cinco crimes pelos quais Ramagem é investigado, apenas dois puderam ter o andamento suspenso.

O presidente do Partido dos Trabalhadores na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), celebrou a decisão e afirmou que o Supremo Tribunal Federal é “guardião da Constituição”. O deputado considera a medida aprovada pela Câmara como inconstitucional.

Leia também:

Pastor Elias Cardoso Detona com Críticas e Recebe Homenagem Polêmica na Alesp

Pastor Elias Cardoso Detona com Críticas e Recebe Homenagem Polêmica na Alesp

MPF acusa vazamento de dados fiscais do STF: TCU investiga caso!

MPF acusa vazamento de dados fiscais do STF: TCU investiga caso!

Trump lança ‘Conselho de Paz’ com foco em Gaza e desafia a ONU!

Trump lança ‘Conselho de Paz’ com foco em Gaza e desafia a ONU!

Lindbergh escreveu que “a proposta de resolução aprovada [pela Câmara] caracteriza uma aberração jurídica de natureza teratológica, por violar diretamente a decisão anterior da Primeira Turma, que limitou, com maioria formada, a possibilidade de sustação apenas ao parlamentar individualmente denunciado e apenas quanto a crimes praticados após sua diplomação”.

O líder afirmou que a oposição não pode “persistir na incitação à desobediência às decisões judiciais, na deslegitimação do Poder Judiciário e no incentivo à ruptura institucional”.

A oposição criticou a decisão do Supremo Tribunal Federal. O líder do PL na Câmara, deputado Sôstenes Cavalcante (RJ), declarou que a bancada tem “profunda preocupação” com a medida adotada.

O deputado justificou que a decisão da Câmara foi aprovada por 315 parlamentares. “Nossa preocupação não se restringe ao fato de tratar-se de Alexandre Ramagem, membro do nosso partido, mas principalmente, ao fato de tratar-se de um legítimo deputado federal, representante eleito pela população”, afirmou.

Decisão da Câmara

Na quarta-feira (7), a Câmara aprovou, por 315 votos a 143, uma resolução que suspende toda a ação penal que apura uma tentativa de golpe de Estado. O deputado Alexandre Ramagem foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por cinco crimes, e a ação da Câmara suspendeu o andamento do processo sobre todos os delitos.

O requerimento de suspensão do processo penal foi apresentado pelo PL, fundamentado no artigo 53 da Constituição. A legislação estabelece que parlamentares são invioláveis, civil e penalmente, “por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos”.

Em caso de denúncia contra parlamentar por crime ocorrido após a diplomação, o STF dará ciência ao Congresso e, por iniciativa de partido político, o plenário poderá sustar o andamento da ação.

A decisão do STF

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, na sexta-feira, manter o processo criminal contra o deputado, que envolve acusações de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.

Ramagem é isento de responder a dois crimes que ocorreram após sua diplomação como deputado federal: dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. a votação no STF enfrenta, em parte, a decisão dos parlamentares.

Ademais de interromper o processo contra Ramagem, a decisão da Câmara também favorecia outros réus no caso, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No STF, o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, determinou que a suspensão não se aplica a réus que não possuem mandato parlamentar.

O ministro escreveu que os requisitos de caráter pessoal (imunidade aplicável somente ao parlamentar) e temporal (crimes praticados após a diplomação) previstos na Constituição são claros e expressivos, no sentido da impossibilidade de aplicação dessa imunidade a corréus não parlamentares e a infrações penais praticadas antes da diplomação.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Alexandre RamagemBolsonaroGolpe de EstadoSTFSupremo Tribunal Federal
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Invest

Powell e Lagarde: Fed e BCE anunciam virada e abalam o mundo financeiro!

19/02/2026 11:25 | 2 min de leitura

● Unesp: Mais de 178 Mil Candidatos Disputam 7.981 Vagas em Processos Seletivos!

19/02/2026 11:31 | 1 min de leitura

● Avon Rússia: 30 Anos de Sucesso, Fim da Gestão Direta e Foco na América Latina

19/02/2026 11:37 | 2 min de leitura

● Procuradoria Alerta: "Cortes Contábeis" Ameaçam Geração Distribuída e Transição Energética!

19/02/2026 13:52 | 1 min de leitura

● Trump lança 'Conselho de Paz' com foco em Gaza e desafia a ONU!

19/02/2026 11:46 | 3 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!