Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Política
  3. Governo e oposição discordam sobre a decisão do STF em relação a Ramagem

Governo e oposição discordam sobre a decisão do STF em relação a Ramagem

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal tem, majoritariamente, entendimento de que apenas dois dos cinco crimes sob investigação contra Ramagem podem ter seu processo suspenso.

Por: Redação ZéNewsAi

09/05/2025 21:27

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Deputados da base governista e da oposição comentaram nesta sexta-feira (9) a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou a suspensão parcial da ação penal contra o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ).

A decisão da maioria ocorreu dias após a Câmara dos Deputados suspender, integralmente, a ação penal que apura uma tentativa de golpe de Estado, em 2022. Pela decisão do STF, dos cinco crimes pelos quais Ramagem é investigado, apenas dois puderam ter o andamento suspenso.

O presidente do Partido dos Trabalhadores na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), celebrou a decisão e afirmou que o Supremo Tribunal Federal é “guardião da Constituição”. O deputado considera a medida aprovada pela Câmara como inconstitucional.

Leia também:

Bolsonaro Reclama de Ruído no Cativeiro: STF Exige Avaliação Urgente!

Bolsonaro Reclama de Ruído no Cativeiro: STF Exige Avaliação Urgente!

Lula Amplia Mandato: Nova Era Presidencial Começa em 2027!

Lula Amplia Mandato: Nova Era Presidencial Começa em 2027!

Bolsonaro Garante Visitas Familiares ao STF Após Flexibilização Urgente!

Bolsonaro Garante Visitas Familiares ao STF Após Flexibilização Urgente!

Lindbergh escreveu que “a proposta de resolução aprovada [pela Câmara] caracteriza uma aberração jurídica de natureza teratológica, por violar diretamente a decisão anterior da Primeira Turma, que limitou, com maioria formada, a possibilidade de sustação apenas ao parlamentar individualmente denunciado e apenas quanto a crimes praticados após sua diplomação”.

O líder afirmou que a oposição não pode “persistir na incitação à desobediência às decisões judiciais, na deslegitimação do Poder Judiciário e no incentivo à ruptura institucional”.

A oposição criticou a decisão do Supremo Tribunal Federal. O líder do PL na Câmara, deputado Sôstenes Cavalcante (RJ), declarou que a bancada tem “profunda preocupação” com a medida adotada.

O deputado justificou que a decisão da Câmara foi aprovada por 315 parlamentares. “Nossa preocupação não se restringe ao fato de tratar-se de Alexandre Ramagem, membro do nosso partido, mas principalmente, ao fato de tratar-se de um legítimo deputado federal, representante eleito pela população”, afirmou.

Decisão da Câmara

Na quarta-feira (7), a Câmara aprovou, por 315 votos a 143, uma resolução que suspende toda a ação penal que apura uma tentativa de golpe de Estado. O deputado Alexandre Ramagem foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por cinco crimes, e a ação da Câmara suspendeu o andamento do processo sobre todos os delitos.

O requerimento de suspensão do processo penal foi apresentado pelo PL, fundamentado no artigo 53 da Constituição. A legislação estabelece que parlamentares são invioláveis, civil e penalmente, “por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos”.

Em caso de denúncia contra parlamentar por crime ocorrido após a diplomação, o STF dará ciência ao Congresso e, por iniciativa de partido político, o plenário poderá sustar o andamento da ação.

A decisão do STF

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, na sexta-feira, manter o processo criminal contra o deputado, que envolve acusações de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.

Ramagem é isento de responder a dois crimes que ocorreram após sua diplomação como deputado federal: dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. a votação no STF enfrenta, em parte, a decisão dos parlamentares.

Ademais de interromper o processo contra Ramagem, a decisão da Câmara também favorecia outros réus no caso, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No STF, o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, determinou que a suspensão não se aplica a réus que não possuem mandato parlamentar.

O ministro escreveu que os requisitos de caráter pessoal (imunidade aplicável somente ao parlamentar) e temporal (crimes praticados após a diplomação) previstos na Constituição são claros e expressivos, no sentido da impossibilidade de aplicação dessa imunidade a corréus não parlamentares e a infrações penais praticadas antes da diplomação.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Alexandre RamagemBolsonaroGolpe de EstadoSTFSupremo Tribunal Federal
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Bússola

Flávio Bittencourt Revela: Crescimento Sem Investidores é Possível e Sustentável!

07/01/2026 17:04 | 3 min de leitura

● “Primo Rico” Investe R$ 1 Milhão em Bitcoin com Expectativa de Queda!

07/01/2026 16:55 | 2 min de leitura

● Pontas de Flecha Surpreendentes Revelam Segredos da Vida em Grupos Humanos na Argentina!

07/01/2026 16:58 | 2 min de leitura

● Micael dos Santos: Zagueiro Brasileiro Fortalece o Inter Miami CF em 2026!

07/01/2026 17:34 | 1 min de leitura

● STF Decide Destino do Banco Master: TCU Não Tem Competência!

07/01/2026 17:46 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!