Governo federal afirma que a gripe aviária se restringe ao Rio Grande do Sul e que os protocolos estão sendo seguidos

Após o primeiro registro do vírus em sistema de avicultura comercial no país, o vice-presidente declarou que o Brasil é um exemplo de “compromisso com a questão sanitária”.

19/05/2025 6h59

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) declarou, no domingo (18), que a gripe aviária está limitada ao município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, onde foi detectado, pela primeira vez no país, o vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja de aves comerciais. De acordo com Alckmin, todos os protocolos sanitários estão sendo cumpridos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Secretaria de Agricultura e Pecuária adotou todas as medidas necessárias. A ação está restrita ao município do Rio Grande do Sul e cumpre integralmente os protocolos sanitários, visando limitar e superar o mais rápido possível a situação. O Brasil é um exemplo para o mundo em relação ao compromisso com a questão sanitária, tanto animal quanto vegetal, afirmou o vice-presidente aos jornalistas no Vaticano, após participar da missa que celebrava o início do pontificado de Leão XIV.

LEIA TAMBÉM:

Em 16 de março, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou o primeiro caso do vírus em uma granja comercial do país. O vírus já havia sido detectado na Ásia, África e no norte da Europa.

A CNN, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reiterou que o consumo de frango e ovos é totalmente seguro, contanto que sejam adequadamente cozidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O risco de transmissão para humanos está relacionado ao manuseio direto de aves infectadas ou suas carcaças, sendo as maiores precauções voltadas para os trabalhadores que têm contato direto com as aves nas granjas afetadas.

Impacto no mercado

Na última sábado (17), o México suspendeu as importações de ovos férteis e carne de frango do Brasil. Anteriormente, Argentina, China, Chile, Uruguai e União Europeia também suspenderam a compra de carnes de aves brasileiras.

Em abril, as exportações de carne de aves do Brasil para seis mercados atingiram mais de US$ 230 milhões (R$ 1,3 bilhão na cotação atual), conforme dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.