Governo investiga 17 casos de gripe aviária em 41 países
Os países tomaram decisão após a identificação de um foco de influenza aviária em uma granja comercial em Montenegro (RS).

A decisão da Albânia, Namíbia e Índia de suspender a compra e a importação de carne de frango do Brasil, nesta sexta-feira (23.mai.2025), elevou o número de países com restrições aos produtos avícolas brasileiros para 41.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão dos países ocorreu após a identificação de um foco de influenza aviária em uma granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul. O Ministério da Agricultura e Pecuária informou que o consumo de carne de aves e de ovos não apresenta risco para a saúde.
Observe a situação presente das exportações de carne de frango:
LEIA TAMBÉM:
● Fávaro ataca Marina e defende projeto do licenciamento ambiental
● Executivo avalia 12 suspeitas de ocorrência de aviar no território nacional
● Brasil tem 28 dias para se livrar da gripe aviária
Segundo o ministério, até as 19h desta 6ª feira (23.mai.2025), última atualização disponível, o governo investiga 17 casos suspeitos da doença.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Montenegro diminui obstáculos.
A quantidade de barreiras sanitárias contra a gripe aviária em Montenegro (RS) diminuiu de 7 para 4. O governo justificou a medida após a ausência de novos casos nas propriedades rurais próximas à granja onde o surto foi detectado.
A inspeção tem como foco todos os veículos de carga com animais vivos, bem como aqueles que transportam ração e realizam coleta de leite em áreas rurais. Dentro de um raio de 3 quilômetros, também são desinfestados automóveis de passeio.
Fonte: Poder 360