Governo investiga origem de ovos de granja com contaminação por gripe aviária

Brasil, China, Argentina, Chile, México, Uruguai e União Europeia interromperam suas compras de aves nacionais.

18/05/2025 7h59

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) declarou que os ovos utilizados para incubação, provenientes da granja onde ocorreu o caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP), já foram rastreados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ministério informou que os ovos foram destinados a incubatórios situados em Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. A circulação do vírus foi confirmada em uma palmeira-jacaré encontrada no município de Montenegro (RS).

O Mapa decidiu pela implementação imediata das ações de saneamento contempladas no plano de contingência para a influenza aviária e a doença de Newcastle, que compreendem a eliminação dos ovos, visando reduzir qualquer risco sanitário.

LEIA TAMBÉM:

O ministério afirma, contudo, que não há comprovação de que os ovos estejam contaminados com o vírus da gripe aviária, e que todas as medidas necessárias para a proteção da avicultura nacional estão sendo adotadas.

Na última sexta-feira (16), o México suspendeu as importações de ovos férteis e carne de frango do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Argentina, China, Chile, Uruguai e União Europeia também anunciaram restrições à compra de carnes de aves brasileiras. Até o momento, o México foi o único país a impor um embargo especificamente aos ovos.

Em abril, as exportações de carne de aves do Brasil para seis mercados atingiram mais de US$ 230 milhões (R$ 1,3 bilhão na cotação atual), conforme dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.